www.stone-ideas.com

Notas e Agenda

(Agosto 2013) A Feira Medistone Expo em Bari, que aconteceu pela primeira vez (de 15 a 18 de maio 2013) e pretende se estabelecer como ponto de encontro para o setor de rochas em torno do mar Mediterrâneo, registrou poucos visitantes. A informação é da revista francesa Pierre Actual (6/2013). São elogiadas as apresentações criadas por expositores da região, no extremo sul da Itália, e os esforços da IMM Carrara na organização da nova feira. A região da Apúlia, capital Bari, dispõe de mais de 233 pedreiras ativas e 1130 empresas, com 8000 empregados.   

Um museu para pedras de moinho e de calçada funciona na cidade francesa de Épernon a meio caminho entre Paris e Chartres (em francês 1, 2).

Arcos de Rochas Ornamentais foram tema da „Semana Experimental“ no centro de formação francês Grands Ateliers de l’Isle d’Abeau. Estudantes de arquitetura desenvolveram sob coordenação de Elisabeth Polzella, da Perraudin Architects, novas ideias para construções do tipo (em francês).

   Mesas de apoio em madeira petrificada e ferro foram desenvolvidas por Stephane Michaelis. O material é proveniente da Indonésia e tem idade de 20 milhões de anos. A distribuição é da empresa Stonefish.

Venezuela 1: Empresas de granito da Venezuela querem entrar no mercado do Mercosul, informa o Correo del Orinoco (em espanhol).

Venezuela 2: Geoparques da Venezuela é o assunto de 2 sites na internet (em espanhol 1, 2).

Vídeo do Mês: o arquiteto canadense Michael Green faz campanha por edifícios de madeira, de modo que o crescimento mundial das cidades mantenha tanto quanto possível emissões balanceadas de CO2. Sua proposição é utilizar grandes placas de madeira, feitas de árvores muito jovens ou de restos posteriormente aglomerados. No início de sua palestra, chega a parecer que ele fala de rochas ornamentais: „Cada peça de madeira é única e é fascinante apalpar este material.“