www.stone-ideas.com

Notas e Agenda

(Setembro 2013) A Feira ExpoStone em Moscou (de 25 a 28 de junho) aconteceu neste ano pela 14ª vez e acolheu em uma área de 11.000 m² 359 empresas de 19 países. Empresas russas perfizeram 41% dos expositores. Estandes compartilhados representaram Brasil, Itália, Índia, Turquia e China. Conforme informa a organização do evento em seu release final, o mercado russo demonstra grande interesse em rochas exóticas. Cerca de 30 empresas apresentavam produtos na área de lápides mortuárias.   

Instrumentos musicais de alabastro são criados pelo artista italiano Giorgio Pecchioni, de Volterra. Entre outros, há flautas, gitarras elétricas e até mesmo baterias.   

Na Cachoeiro Stone Fair (20.-23. 08.2013) foi lançado o livro „Memórias de um Benjamim – a história do setor de rochas contada por um desbravador”, do empresário Benjamim Zampirolli, proprietário do grupo Mineração Capixaba.  

Está disponível no YouTube um vídeo que mostra o Dedo de Deus (município de Guapimirim no Rio de Janeiro) filmado por um mini-helicóptero guiado por controle remoto, que registrou a subida de alguns montanhistas. Ele mostra ângulos raramente vistos desta paisagem monumental, segundo Informativo DRM-RJ.   

A importação de rochas ornamentais através do porto de Xiamen atingiu um recorde no primeiro semestre de 2013, informa um site.

Na cidade polonesa de Cracóvia os cidadãos criaram numa ação comunitária um grande mosaico em uma passagem subterrânea. Noticiamos a primeira parte desta iniciativa (em polonês 1, 2).

„Rock Dust“ ou „AKA Stone Meal“ é como empresas dos EUA chamam seus recondicionadores agrícolas de solos, compostos de rochas ornamentais moídas (1, 2).

„Promenades Geologiques“ chama-se uma série de guias turísticos de bolso sobre atrações em rocha na França (em francês). Para a Alemanha, recomendamos „Steine in deutschen Städten“ (em alemão).

Vídeo do Mês: 9/11 Memorial.   

(02.09.2013)