A capela do Ripon College na Inglaterra exibe na fachada uma urdidura em rochas ornamentais

Ripon College, Cuddesdon Foto: Níall McLaughlinRipon College, Cuddesdon Foto: Níall McLaughlin

(Novembro 2013) Talvez se possa interpretar o exterior desse templo religioso assim: o arquiteto emparedou as árvores ancestrais que haviam ali em calcário, embaixo os troncos lisos, no meio os galhos em forma de tecido, e lá em cima os nichos, com saída para o céu.

A capela Bishop-Edward-King-Chapel, que descrevemos, pertence ao Ripon College em Cuddesdon, no condado inglês de Oxfordshire. O novo prédio chamou atenção no meio arquitetônico da Grã-Bretanha, entrou na lista final do

Prêmio Stirling do Royal Institute of British Architects este ano e depois ganhou um dos British Construction Industry Awards. O Ripon College é um dos mais importantes centros de formação da Church of England (Igreja da Inglaterra) e seus outros prédios têm a mesma aparência, tal como se conhece de outros nomes famosos, como por exemplo Oxford.

O novo prédio tem uma forma bastante sóbria, assemelhada a um tambor elíptico. Foto: Front Elevation

O novo prédio contudo tem uma forma bastante sóbria, assemelhada a um tambor elíptico. E ainda assim ele se adequa ao entorno. Deixemos que o arquiteto, Níall McLaughlin, esclareça: a posição da capela, no meio das árvores do campus, ele descreve como „cheia de vento e luz em meio ao farfalhar das folhas. Nosso design quer levar essa atmosfera para dentro do prédio“.

Sobre o anel inferior, que alcança 3,5 m de altura, seguem-se por 4 m uma urdidura em que nós aqui enxergamos uma representação de galhos de árvores. Foto: Front Elevation

A fachada é revestida com calcário. Sobre o anel inferior, que alcança 3,5 m de altura, seguem-se por 4 m uma urdidura em que nós aqui enxergamos uma representação de galhos de árvores. Os lados lisos das pedras são serrados e o lado frontal é trabalhado a mão. No total foram empregadas quase 36.000 pedras, com dimensões de 25 cm x 11 cm x 9 cm.

Na tarefa, foi recomendada „mais atenção aos detalhes que aos preços“, informa um release de imprensa. Foto: Front Elevation

Um dos fatores de custo foram as articulações, que exigiam uma argamassa especial. Foto: Níall McLaughlin

Na tarefa, foi recomendada „mais atenção aos detalhes que aos preços“, informa um release de imprensa. Um dos fatores de custo foram as articulações, que exigiam uma argamassa especial.

Bem acima, a fachada se dilui em uma fila de janelas com apoios em calcário. Foto: Níall McLaughlin

Bem acima, a fachada se dilui em uma fila de janelas com apoios em calcário. Ali a luz do dia penetra no interior do prédio: dependendo do clima, ele pode estar esplendidamente iluminado e produzir inclusive efeitos arco-íris nas placas de vidro e, durante observações mais longas, se percebe o peregrinar das sombras sobre as paredes internas.

O interior do prédio é uma experiência. Foto: Denis Gilbert

O interior do prédio é uma experiência: os apoios de madeira produzem a impressão de um casco de navio ou de uma abóbada acolhedora e conduzem imediatamente o olhar para o alto.

O custo total do projeto chega a 2,6 milhões de Libras (3,065 milhões de Euros, US$ 4,15 milhões). Foi utilizado calcário

Clipsham, fornecido pela Stamford Stone Company.

O beneficiamento em rocha foi executado pela empresa Szerelmey, em madeira pela Cowley Timberwork. O consultor para questões de rochas ornamentais foi Peter Harrison, da Harrison Goldman.

Ripon College, Cuddesdon

Níall McLaughlin

Stamford Stone

Szerelmey

Cowley Timberwork

Harrison Goldman

Fotos: Níall McLaughlin / Front Elevation / Denis Gilbert

Ripon College, Cuddesdon. Foto: Níall McLaughlin(15.11.2013)