www.stone-ideas.com

Obras de arte de Angkor em arenito no Museu Guimet de Paris

Cabeça do deus Shiva, início do século 10; do templo de Phnom Bok, arenito.

(Novembro 2013) Extraordinárias obras em arenito serão mostradas pelo Musée Guimet em Paris até 13 de janeiro de 2014. As cerca de 250 peças provêm da cidade-templo Angkor, no atual Cambodja. „Angkor. Como surgiu o mito – Louis Delaporte e o Cambodja“ é o título da exposição.

No centro da questão está o pesquisador e oficial da marinha francesa que de 1866 a 1868 tomou parte e uma expedição ao longo do rio Mekong. Ele abriu caminhos para essas fabulosas instalações na floresta, restos de diferentes capitais no centro das quais estava o templo de Angkor Wat. Já anteriormente europeus haviam noticiado sobre essa maravilha em arenito. Hoje ela está listada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

Deus Brahma, início do século 10; da região de Vat Baset, arenito.

Deus Brahma, início do século 10; da região de Vat Baset, arenito.

Delaporte ficou completamente encantado com o estilo da alta cultura Khmer, então desconhecida do Ocidente. Ele ficou obcecado pela ideia de levar aos europeus as obras daquele reino e reuniu nos anos seguintes valiosos exemplares ou encomendou réplicas em gesso.

Vista panorâmica da fachada leste de Baion. Desenho de Louis Delaporte e H. Devérin, 31 de março 1891.

Extremamente talentoso desenhista, ele reproduziu diferentes vistas do templo em várias imagens. Algumas delas podem ser vistas agora nessa exposição.

Contudo, foi decepcionante a volta de Delaporte à Europa em 1874, carregado com centenas de caixas: ninguém se interessou pelas estranhas peças dos séculos 10 a 13, e mesmo no Louvre uma exposição delas foi recusada. Apenas em 1878, em razão da Expo Mundial em Paris, aconteceu uma mostra. Mais tarde Delaporte abriu um Museu de Arte do Khmer em Compiègne e enviou um especialista à Ásia, para copiar novas esculturas.

Em meio a esse processo, mudou a mentalidade do tempo e os originais e cópias perderam-se em porões. Em 2011 o Ministério da Cultura francês ocupou-se deles outra vez.

Musée des Arts Asiatiques Guimet (francés)

Fotos: Musée Guimet

Buda, protegido pela cobra Näga, fim do século 12 ou séc 13, do complexo de templos de Preah Khan Kompong Svay, arenito.

A agitação do oceano de leite (detalhe): demônios que seguram a cobra. Primeira metade do século 12, Angkor Wat, cópia em gesso.

Batalha de Lanka com Ravana em seu carro de guerra (detalhe), primeira metade do século 12, tímpano de Angkor Wat, cópia em gesso.

(19.11.2013)