www.stone-ideas.com

Holcim Awards: Procuram-se exemplos inovadores para construções sustentáveis

BNa construção com pequenos blocos de rocha maciça, o material pode ser reutilizado quase ilimitadamente em caso de demolição. Fotos: Jean Paul Foucher, Matthieu Pinon, Pierre Actual

(Dezembro 2013) Um total de 2 milhões de dólares é a dotação para os prêmios da competição organizada pela Holcim-Foundation. Buscam-se exemplos inovadores para construções sustentáveis. Como o setor de rochas ornamentais desenvolveu nos últimos anos muitas novas ideias nessa área, vale a pena para arquitetos e empresas o esforço de preencher os formulários de inscrição, disponíveis online em várias línguas.

Conceitos do setor de rochas, como construções com pequenos blocos maciços e sua reciclabilidade poderiam interessar aos jurados. Há duas categorias: a principal são chamados „Holcim Awards“, onde experientes profissionais da arquitetura ou do setor de construções podem concorrer, e a outra é a „Next Generation“, para jovens profissionais e estudantes. Em ambos os casos, todas as inscrições devem conter projetos novos, que começaram depois de 1º de julho de 2013 e que se encontrem em estágio avançado.

A atual premiação está dividida em 5 regiões, Europa, América do Norte, América Latina, África/Oriente Médio e Ásia/Pacífico. Os respectivos vencedores serão apresentados no final de 2014 em Moscou, Toronto, Medellín, Beirute e Jacarta. Em 2015 acontece a decisão sobre o melhor de todos.

O júri é composto de prestigiosos arquitetos internacionais. Universidades renomadas participam da premiação.

Os participantes devem enviar suas inscrições online até no máximo 24 de março.

O consórcio Holcim é um dos maiores produtores mundiais de cimento, concreto e asfalto, sua sede central está em Zurique, na Suíça. A Holcim Foundation promove construções ecologicamente corretas e no passado frequentemente premiou iniciativas em madeira, por exemplo.

Inscrições online

(09.12.2013)