Designer Bethan Gray: Listras e ziguezagues em mármore preto & branco

Bethan Gray: herringbone dining table.

(Janeiro 2014) Sobriamente ornamentados e ao mesmo tempo bastante chamativos são os acessórios de jantar de Bethan Gray: a designer reuniu listras em mármore preto e branco, conferindo com isso a seus objetos uma aparência bastante chamativa.

Bethan Gray: herringbone dining table.

Nos objetos com ziguezague ou com a padronagem do tipo espinha de peixe, outra marca registrada da designer é o piscar de olhos, além da composição sóbria.

Webpage.

Chamativa também é a auto-ironia na homepage de Bethan.

Para compreendê-la é preciso saber que hoje ela alcançou fama e fortuna. Nascida em Cardiff, no País de Gales, ela estudou design 3D na De Montfort University, em Leicester, e foi recrutada em um concurso de talentos por Tom Dixon, na época designer chefe da Habitat, chegando a diretora de design ali. Desde 2008 ela tem estúdio próprio em Londres.

A linha-mestra de seu trabalho sempre foi pensar produtos que se vendessem, que interessassem aos consumidores, e não para agradá-la ou para compor seu portfolio artístico.

Seus materiais prediletos são madeira, mármore e couro. Para os dois primeiros há razões bastante pessoais, explicadas em uma reportagem no jornal Daily Telegraph: quando criança ela recebia do avô mesas de brinquedo feitas em mármore da região de Carrara. Em Carrara ela também casou com seu marido, um italiano.

A mesa com o padrão em espinha de peixe é confeccionada pela empresa britânica Lapicida. Ela se apoia sobre uma armação de latão maciço. Esse produto tem uma edição limitada de 10 exemplares.

Bethan Gray: Alice stripey chopping board (left), Alice Herringbone chopping board (right).

Bethan Gray: Alice cake stand (left), Alice cheese board (right).

Alguns dos outros acessórios, em preto & branco, também foram confeccionados pela Lapicida, são distribuídos por Bethan Gray em sua própria homepage.

Bethan Gray: Brogue dining table.

Bethan Gray: Carve.

Bethan Gray: Carve.

Outros objetos de mármore produzidos pela Lapicida são a mesa  „Brogue“, cuja borda é decorada com filigranas dos sapatos homônimos, e também a mesa „Carve“, inspirada por uma mobília da Sociedade do Cricket.

Bethan Gray

Fotos: Bethan Gray.

(24.01.2014)