„Antique and reclaimed“ (aproximadamente Antigo e Recuperado, em português) é uma divisão da empresa britânica Lapicida, onde interessados em decorar novas residências podem encontrar pisos de castelos franceses, entre outros exemplos. A essa ideia foi acrescentada mais uma dimensão, onde não apenas materiais de antigamente são reciclados, mas também ideias clássicas de design encontram novas aplicações: em sua coleção „Reclaimed Geometrics“ (Geometrias Recuperadas) é oferecido um piso com estilo do século 18.
Conhecemos essas padronagens de igrejas barrocas. Trata-se de arranjos geométricos, nos quais diferentes tipos de rochas imitam luz e sombra e com isso evocam efeitos espaciais.
Um dos iniciadores deste estilo foi o gravador britânico John Carwitham, cujo livro „Various Kinds of Floor Decorations“ inspirou a Europa inteira.
A Lapicida oferece agora a seus clientes composições que imitam Carwitham – e isso em materiais que já foram alguma vez utilizados. Além disso, também possibilita a realização de projetos individuais: os designers da empresa sentam-se com os clientes para concretizar suas ideias, especialistas procuram o material correto, cortam este nas dimensões escolhidas e aplicam o resultado no local desejado.
A ideia é incomum e o preço também: o metro quadrado custa a partir de 594 Libras (cerca de 710 Euros ou 970 Dólares).
Aproveitamos para recomendar duas outras novidades do ano passado.
„The Kiss“, pintura homônima de Gustav Klimt, foi aplicada como decoração de parede. Os materiais, originalmente tinta óleo sobre tela, agora são agora bronze especialmente polido, arenito e mármore. O pintor austríaco criou o original entre 1908 e 1909, que é considerado uma das obras mais importantes do movimento Wiener Secession, ou Secessão Vienense, e seu título original era „Liebespaar“, Amantes, em português.
Em „Milan Retro“ trata-se de revestimentos de calcário com ornamentos de metais brilhantes. O preço chega a 395 Libras por metro quadrado (cerca de 472 Euros ou 645 Dólares).
Fotos/Renderings: Lapicida
(12.02.2014)