www.stone-ideas.com

Arte: 30 cm para cada face

(Julho 2011) Caldia é o nome de um tipo de mármore da região de Massa-Carrara. Ele apresenta linhas de cristais, é quase puramente branco com finos veios. É obtido somente pela empresa italiana Marmi e Graniti d’Italia Sicilmarmi. Seu empregado Stefano Pesce e o expositor alemão Wolf Günter Thiel fizeram de uma ideia simples um eficiente projeto de marketing para rochas: 3 artistas, 3 designers e 3 arquitetos de interiores foram convidados a fazer um objeto de livre escolha a partir de um cubo de Caldia com faces de 30 cm x 30 cm.

Apenas o tempo foi determinado para os projetos entitulados „Caldia Cube“: 2 meses para concepção e 1 mês para a realização junto à empresa.

Até aí, foi fácil. O truque consistia em atrair o interesse de profissionais renomados. E isso foi conseguido: os designers foram Karim Rashid (EUA), Leonard Theosabrata (Indonésia) e Francesco Lucchese (Itália). Entre os artistas participaram Michele Chiossi (Itália), Kurt Hofstetter (Áustria) e Giuseppe Silvestri (Itália). Entre os arquitetos estavam Davide Macullo (Suíça), Alessia Garibaldi e Giorgio Piliego, ambos da Itália.

Todos objetos foram produzidos em uma edição limitada de 5 peças. Eles partiram em turnê por diferentes países: em abril estiveram no Fuori Salone em Milão e em junho no Design Festival DMY em Berlim. Em setembro estarão na Marmomacc de Verona, em outubro no Stone Theatre de Londres e em novembro em Paris.

Um catálogo (em alemão e inglês) foi publicado por Wolf Günter Thiel em sua revista „fair. Zeitung für Kunst und Ästhetik“.

Caldia Cube (E-Mail)

Marmi e Graniti d’Italia Sicilmarmi

Fotos: Marmi e Graniti d’Italia Sicilmarmi