www.stone-ideas.com

Arquitetura: Hotel sob o signo da ardósia

(Julho 2012) Seria interessante descobrir por que em cada língua se dorme de um jeito diferente. Em inglês dorme-se como um tronco de árvore, em espanhol também, em português e alemão dorme-se como uma pedra, e os franceses dizem dormir profundamente dos dois jeitos.

Por que esse papo? Nosso tema aqui é o hotel Skifer, na cidade norueguesa de Oppdal, cujo site convida: „Her kan du sove som en stein” (Aqui você pode dormir feito uma pedra). Skifer é como se diz ardósia em norueguês e ela está presente em toda essa construção.

Os arquitetos do escritório Kristiansen & Bernhard Arkitektur-Interiør queria realçar no prédio a aparência típica das casas locais. Começando pela fachada: ela parece um muro construído com a técnica pedra seca, tipicamente compostos com ardósias, tal como se conhece nos prédios extremamente antigos. Nesse caso foi utilizado cimento e também um isolante térmico. A parede tem 30 cm de espessura e entre 10 cm e 20 cm disso é rocha.

A partir disso foi possível colocar portas e janelas nessa, por assim dizer, variante moderna de muro de pedra seca sem que a estrutura toda ruísse.

O fato de a construção dessa fachada ser viável mesmo acima de 4 pisos deve-se a uma particularidade dessa ardósia Oppdal (geologicamente correto: xisto de quartezito), empregada na obra: ela deixa-se fracionar em blocos mais manejáveis, que depois podem ser cortados como se fossem tijolos, com superfícies regulares, permitindo assim o empilhamento.

Contudo, a construção nas partes da fachada acima das janelas foi um desafio.

No interior do prédio, a técnica da pedra seca permanece como uma linha mestra da composição deste hotel, caracterizando a recepção e a grande lareira do amplo lounge.

O piso é revestido com grandes placas de ardósia com superfícies escovadas rústicas. Aqui uma foto do último andar.

Na área de Wellness no 3º andar soma-se à ardósia Oppdal também a ardósia Otta (geologicamente correto: xisto de filito), e suas superfícies são polidas.

Um dos pontos altos desta composição é também a ardósia polida da lareira.

A razão de a área de Wellness chamar-se „Minera velvaere” também vem da rocha, fornecida pela empresa Minera Skifer. A empresa aproveitou o local para fazer seu marketing, numa escala que só se vê nos grandes patrocinadores de estádios de futebol. O beneficiamento e aplicação das rochas foi da empresa Norheim Natursten, também sediada em Oppdal.

Minera Skifer

Norheim Natursten

Kristiansen & Bernhard Arkitektur-Interiør

Skifer Hotel

Fotos: Minera Skifer