www.stone-ideas.com

Arquitetura: A arte do rejunte também em ardósia

(Abril 2011) Tradicionalmente a colocação de ardósia em fachadas é feita com sobreposição de peças, o que em geral confere ao prédio um ar passadista. Para arquitetos e construtores que desejem um efeito mais moderno com aquele material, a empresa alemã Rathscheck Schiefer desenvolveu a assim chamada cobertura simétrica. Nela são utilizadas placas de rocha, tal como há tempo é feito com granitos e mármores, colocados lado a lado, totalmente sem sobreposições. Isso possibilita desenhar na parede um padrão de rejuntes em estrita geometria.

A dimensão máxima das placas é de 60 x 60 cm. Abaixo dessas variantes, qualquer combinação é possível, o que propicia aos arquitetos uma liberdade criativa com a ardósia impensável até pouco tempo atrás. São oferecidas placas rugosas, com seus característicos brilhos sedosos, ou superfícies polidas.

No interior da cobertura simétrica há uma novidade extra: se antes as placas de ardósia eram presas à estrutura com grampos visíveis, agora isso pode ser obtido sem conexão visível. Para isso é engravado um encaixe de 7 mm no verso da placa, que depois será encaixado na haste de sustentação. Isso permite não apenas uma montagem rápida sobre uma sub-estrutura de alumínio, mas também posteriormente a troca de placas individuais eventualmente desgastadas.

Com isso são finalmente possíveis também os rejuntes cruzados, sem nenhum outro artifício para atrapalhar, o que permite formar um padrão de fachada perfeitamente quadrático. O peso disso tudo fica em torno de 27 kg por metro quadrado.

Rathscheck Schiefer (em alemão)

Fotos: Rathscheck Schiefer