www.stone-ideas.com

Feiras: Ideias em vez de chapas

(Maio 2011) Rochas ornamentais não são tidas entre criadores como material de muitas possibilidades. A Feira Revestir, acontecida de 22 a 25 de março em São Paulo mostrou como corrigir essa impressão. Ali o Sebrae convidou o designer Ludson Zampirolli para explorar as possibilidades desse material, desenvolvendo algumas peças que por um lado fossem além do comum e por outro se mantivessem adequadas para residências e escritórios.

Foi surpreendente a reação efusiva dos visitantes, sobretudo arquitetos e designers, às ideias de Zampirolli. „Nós não imaginávamos que tais coisas fossem possíveis com rochas ornamentais“, era um comentário escutado a todo momento no estande do Sebrae.

Por exemplo, a instalação „Anamorphose“. Ela busca seu conceito na Renascença, que joga com linhas perspectivas e apenas de um certo ângulo o motivo central pode ser perfeitamente reconhecido, tornando-se turvo e até caótico quando mais o observador se afastar daquele ponto. O recurso foi utilizado por artistas de séculos passados para esconder mensagens ocultas em suas pinturas.

Os materiais mais empregados por Zampirolli foram calcário branco Botticino e quartzito Azul Imperial, ambos fornecidos pela empresa Rossittis Brasil.

Também causaram surpresa os „Tampos de Mesa“ de Zampirolli, em nossa foto pendurados na parede. Se a padronagem era uma velha conhecida, por outro apareciam renovados em contraste com as mesinhas comuns, no estilo café vienense. Os materiais ali foram limestone Crema Marfil e sodalita Azul, além de 3 tipos de Engineered Stone Silestone.

Um desafio mais forte foi a feitura de uma bancada de trabalho, entitulada „Colmeia“, em calcário Botticino e sienito Marrom Bahia.

Totalmente inovativo, mesmo que em outra direção, foi a mesa de centro „Butterfly“ („Borboleta“): em Travertino Navona, ela foi desenhada por Zampirolli especialmente para clientes femininas. „Mulheres gostam de borboletas e são elas que decidem sobre a decoração de casa“, resume o designer, casado e pai de uma menina. Sempre tendo em vista esse grupo, ele encomendou diferentes jateamentos d’água para este motivo alado.

Os visitantes também foram visivelmente encantados por esse modelo, desta vez numa inusual combinação de natureza com material natural.

Por fim estava a „Cuba superslim“ (ou super fina), criada com Engineered Stone Techlam de Levantina. O objetivo aqui era obter produtos leves para utilização em escritórios: as cubas, nas dimensões de 100 cm x 55 cm por 2,5 cm de espessura pesavam apenas 8 kg. A bancada de trabalho na parede levava o nome „Levíssima“.

A Marmoraria Itaici produziu a „Colmeia“.

As outra peças foram realizadas pela Marmoraria Nerycom.

Ludson Zampirolli, Z.Idea Design

Fotos: Ludson Zampirolli

A Feira Revestir acontece anualmente em São Paulo. Ela é um importante ponto de encontro de arquitetos e designers latino-americanos. Nesse ano a feira registrou 42.000 visitantes e 200 expositores em uma área de 21.500 m². 800 visitantes e 40 expositores eram estrangeiros, provenientes de 60 países. Paralelo à Feira acontece no mesmo local o Forum Internacional de Arquitetura e Construção.

Feira Revestir