www.stone-ideas.com

Design: Abafando com preto & branco

(Maio 2011) Prometemos na última edição apresentar empresas chinesas cujo design pode concorrer com firmas ocidentais. Aqui temos então a primeira delas: Yulong Stone, fundada em 1991 e já uma grande na exportação para a América do Norte, Austrália e Japão.

Na Feira de Xiamen, a Yulong ocupa tradicionalmente o pavilhão F. Geralmente discreta, o que eventualmente chama a atenção dos apressados visitantes, na melhor hipótese, é sua composição exclusivamente em preto & branco. „É com isso que pretendemos atrair a clientela para o nosso estande“, diz Jason Su, chefe de marketing e vendas, num inglês americano sem sotaque.

Diferenciar-se da concorrência é o ponto central dessa atitude e também o conceito geral da empresa. Por um lado, trata-se de oferecer produtos além da categoria barateira e isso tanto em casa quanto no exterior. Por outro, isso significa colocar-se permanentemente na competição por novas ideias. Para tanto, a empresa mantém 3 designers. Jiang Li, autor dos mosaicos mostrados em nossas fotos, é um deles.

A Yulong Stone emprega em dois locais da província de Sichuan cerca de 350 pessoas na produção e cerca de 25 na administração, informa Jason Su.

Também é particularmente interessante o conceito a partir do qual a empresa buscou seu know-how para produzir produtos de alta qualidade. „Nossa maneira de utilizar o jateamento d’água foi aprendida com clientes nos Estados Unidos. Em retribuição, oferecemos a eles descontos em nossos produtos“, completa Su. A empresa também aceita projetos sob encomenda, desenhados por seus clientes.

Yulong Stone