www.stone-ideas.com

Arte: Velas de rocha

(Junho 2011) Chamemos ele de fabricante de velas, mesmo que ele seja escultor de rochas. Afinal, dois de seus trabalhos dos últimos dois anos chamam-se „Voile“ (vela) e é delas que queremos falar. Falamos de Philippe André, um artista francês da região da Bretanha.

Nas dimensões das duas obras de arte, a última com bons 8 m de altura e quase 20 t de peso, não é exatamente reconhecível esse título, e o autor sabe disso. Assim, ele nos conta que elas podem evocar, por exemplo, „também a força e fluidez de uma onda, ou o empuxo de uma vaga“. Isso convenceu o contratante da obra, o poderoso banco Crédit Agricole, com sede em Saint-Brieuc-Ploufragan.

Um bloco bruto de dimensões e propriedades materiais adequadas foi encontrado por ele junto à empresa Granitos de Maceira, em Portugal. Por meio ano, um time de entalhadores de rochas franceses trabalhou no projeto: tratava-se de estabelecer as linhas que dariam à escultura a dinâmica e o movimento de uma vela no mar, assim como detalhes que produzissem com sombras um efeito convincente na superfície da obra.

Uma particularidade são os „cristais“, como André chama os blocos de vidro que ele posicionou no assentamento da peça monumental: conforme a posição do sol, a obra emite flashes constantes.

O todo é baseado sobre um soquete de cimento. A superfície dessa base é revestida com grossas placas de rocha, que lembram o suave momento de um mar plácido.

O modelo inspirador da obra desejada pela instituição financeira foi uma vela semelhante que André produziu para a comunidade de Saint-Symphorien-sous-Hédé ali na região. Trata-se de um monumento à paz. Ali a altura é de 4 m e o material também foi fornecido pela Granitos de Maceira.

Também é interessante comentar o caminho profissional do artista: originalmente ele era construtor de carrosserias na Renault e então fez o aprendizado de entalhador de rochas, trabalhou em uma pedreira e estabeleceu-se em 1977 como artista.

Seu material predileto é o granito e hoje ele também está engajado no ensino de técnicas esculturais em rocha.

Philippe André (francês)

Granitos de Maceira

Fotos: Philippe André