www.stone-ideas.com

Design: Móveis para exteriores (3)

(Junho 2011) Certamente é incomum ver um mini golfe em uma propriedade privada. A empresa espanhola Arriaga Stone construiu uma instalação esportiva dessas para um cliente privado no interior de seu jardim. As raias foram construídas com calcário Jerusalem Gold, com bordas salientes. Os pontos de partida e chegada são círculos com marchetaria de sodalita Blue.

Merecem especial atenção detalhes como obstáculos e passagens escavadas, através dos quais a bola deve passar em seu rumo ao buraco. Para conferir à instalação um ar antigo, a superfície de rocha foi tratada para parecer velha.

Arriaga Stone

Fotos: Arriaga Stone

„Tête-à-tête“ é como Ueli Gantner chama seu banco de praça e o nome é adequado, afinal ali sentam duas pessoas frente à frente e bastante próximas. À primeira vista, esse projeto do escultor e projetista em 3D suíço parece fácil de executar. Em uma observação mais detida nota-se contudo que foi necessário encontrar solução para muitos detalhes.

Para citar apenas alguns: os canos para o assento e encosto devem estar precisamente paralelos, de modo a serem confortáveis, o que exige especial atenção no momento de furar a estrutura. E como os canos precisam ser colados ao concreto, o excesso de cola deve poder ser retirado, o que levou Gantner a optar por picotamento fino na superfície. Já a superfície frontal devia ser o mais lisa possível, de modo que fosse agradável colocar o braço sob o descanso.

O material do protótipo foi granito Maggia. Vista de frente, a rocha tem 90 cm de altura, 65 cm de profundidade e entre 25 cm e 30 cm de largura. O peso total é de cerca de 360 kg. Os canos são de aço cromado lixado. Com o lacônico título de „bank“ (banco), há também uma combinação para mais assentos. O design está protegido por patente.

Ueli Gantner (alemão)

Fotos: Ueli Gantner

„Green & Stone“ foi no ano passado o tema dos projetos da New Stone Age Design na feira internacional Saie em Bolonha. Sobre esses trabalhos, nos quais o designer Francesco Lucchese ocupou-se com plantas, noticiamos em nossa edição de janeiro.

Aqui mais ideias de Francesco Lucchese:

„Contemplazione“ („Contemplação“) é como ele chamou o banco integrado com bicicletário. Através de células solares é alimentada a iluminação sob o assento. A rocha é Pietra Dolomita, executada por Bonvecchio Marmi.

Bonvecchio Marmi

„XYZ“ chama-se o mobiliário urbano com tripla função: assento, mesa e apoio para lanterna. A ideia é que convide ao descanso, à pausa para o lanche ou ainda para trabalhar no computador. São usadas diferentes espécies de rocha. A execução é da Marmi Ghirardi.

Marmi Ghirardi

„B-Play“ era o nome para um dado que passava a tocar música quando alguém se sentava nele. Adequado para museus ou galerias. O material era mármore Bianco de Carrara. B-Stone produziu esse protótipo.

B-Stone

Fotos: Francesco Lucchese