(Setembro 2011) Revestida externamente em quartzito e com 104 m de altura devia ser a torre que comemoraria os 200 anos do México em 2010. Entretanto já existe polêmica no atraso da construção, tanto sobre seu custo quanto sobre seu conceito: muito pouco do material construtivo empregado na chamada „Estrela de Luz“ (Estrela Luminosa) vinha do próprio país, entre outros aspectos. É criticado por exemplo o fato de que o revestimento translúcido com placas de pedra vem do Brasil. Sua iluminação interna noturna deveria ser percebida desde o lado de fora. A técnica de iluminação vem da Alemanha e a construção metálica da Itália (1, Videos).
No chão do oceano Pacífico localiza-se uma enorme superfície de basalto, criada pela maior explosão vulcânica de todos os tempos, há cerca de 120 milhões de anos. Cientistas publicaram uma versão sobre o fato na revista Nature: Naquela época havia no magma terrestre enormes reservas de rochas que datam da infância do planeta. O material continha uma enorme radioatividade, cuja energia impulsionou a explosão gigantesca.
Um ninho de dinossauros petrificado com um recém-nascido é apresentado na exposição „Os maiores dinossauros do mundo“ („The World’s Largest Dinosaurs“) em recriação no Museu de História Natural de Nova York até 2 de janeiro de 2012. O sítio arqueológico original desses achados está em Auca Mahuevo, na Argentina.
„Vida e Morte de Prédios“ („The Life and Death of Buildings“) é o título de uma exposição de fotos da University Art Museums em Princeton, nos EUA, até 6 de novembro.