www.stone-ideas.com

Design: Páginas de jornal em rocha

(Março 2012) A história conta que Moisés trouxe as tábuas com os dez mandamentos do monte Sinai. É possível especular se ele não martelou as rochas lá em cima e se as letras que formavam aquelas leis religiosas não eram bastante rudimentares.

Hoje seria possível produzir uma caligrafia muito mais exata, eventualmente até com notas de pé de página. A empresa italiana Ceramica Incontro desenvolveu um processo para sua marca de produtos Val-Tile que pode escrever as mais finas estruturas em uma superfície de rocha.

„Deva-Text“ é o nome do protótipo que a empresa apresentou na feira Cersaie em 2011. Ele permite reproduzir páginas de jornal de um modo jamais visto antes em rochas. E é possível fazer essa reprodução tanto em positivo quanto em negativo.

Também formas redondas e várias outras da geometria já foram desenvolvidas, nos modelos „Deva Modern“ e „Deva Textile“.

Outras possibilidades já disponíveis são mostradas pelos protótipos „Prem Circuit“ e „Prem Rings“.

Elas são aplicáveis no momento em 4 tipos de mármore com os quais a empresa trabalha. Para a aplicação em outras rochas, é muito importante que essas tenham durezas semelhantes àquelas.

Ao lado de revestimentos mosaicos, são possíveis também outros formatos. Assim a empresa também pode aplicar seu processo em laser sobre grandes placas de rochas, de modo a formar figuras de grandes formatos.

Ou tábuas com ainda mais mandamentos.

Val-Tile

Ceramica Incontro

Fotos: Val-Tile