www.stone-ideas.com

Design: o passar do tempo tornado visível em rocha

(Março 2012) A ideia veio a ele durante um vôo de avião. Ele explica que leu uma notícia sobre um relógio solar e então sua imaginação assumiu o controle. Isso aconteceu em 2009 e desde então Paolo Ficara abriu uma empresa para essas empreitadas com medidores solares de tempo. Ele vem de uma família de arquitetos, o que casou bem com sua nova paixão. Afinal, para produzir um relógio solar funcional e decorativo é preciso não apenas saber calcular astronomia mas também ter competência em design e composição.

Equinox Italia é como se chama a empresa, na qual também trabalha sua esposa Andrea von Harnack, com sede na Sicília, nas proximidades de Siracusa. Nessa região e também em outros lugares da Itália Ficara instalou alguns relógios solares. No último caso trata-se de uma combinação de medidor solar e fonte, que se soma a exemplares em residências privadas e prédios públicos.

Nisso ele persegue também ideias incomuns, como por exemplo uma variante, na qual o passante projeta a sombra que marca o horário.

A rocha é material especialmente adequado para objetos solares, afirma Ficara, em razão de sua durabilidade, robusteza além de multiplas possibilidades em cores, texturas e formas. O papel de Ficara na construção dos relógios solares se limita à calculação, projeto e escolha de materiais. O beneficiamento das rochas é realizado por uma empresa especializada.

Equinox Italia

Há algum tempo apresentamos o escultor austríaco Arnold Reinthaler, que também se ocupa do tempo.