www.stone-ideas.com

Arquitetura: Banhando-se em alto estilo

(Maio 2012) Polarblau (Polar Blue) é chamada a variante de mármore Jura aplicada nesse banheiro na Alemanha. A rocha de fato tem direito ao nome, pois irradia uma certa sensação de frieza. Talvez porque o cliente desejasse um contraste entre uma banheira quente e um entorno levemente frio. Para comparação, apresentamos um mármore Jura de outro tipo.

As rochas foram fornecidas pela empresa Juma, sediada em Gungolding, no sul da Alemanha. Ela existe há 80 anos e deve seu nome ao material, obtido em pedreiras próprias. Não se trata realmente de mármore, mas de calcário, com grande incidência de fossilizados. Esses restos históricos do planeta datam do período jurássico, quando os dinossauros ainda viviam, enquanto as conchas de grandes animais marinhos foram sendo fossilizadas ao longo de milhões de anos no fundo de lagos e mares.

Nota: À medida em que essas camadas tornavam-se mais espessas e mais se aprofundavam na crosta terrestre, o calor e a pressão as transformaram em rocha, mais especificamente em calcário (limestone). Depois de passar por mais um desses ciclos o limestone foi transformado em mármore, outro material no qual não se encontram mais os traços fósseis.

A empresa hoje tem um catálogo bastante maior que a produção de suas próprias pedreiras e oferece um sortimento realmente internacional. „Nossas marcas registradas são qualidade e serviço de primeira classe“, afirma o diretor, Michael Holzäpfel, „e isso vale tanto para grandes projetos quanto para banheiros ou tampos de cozinha para residências privadas.“

Juma

Vejamos um banheiro de uma residência privada, nas cercanias de Verona, na Itália. No piso foi aplicado granito Verde Fantastico, o qual se destaca não apenas por um forte contraste de cor, mas também por indefectíveis veios que o atravessam. Sua aplicação portanto implica esforços especiais e foi realizada pela empresa Litho Project, que também participou do projeto e da escolha das rochas.

O box dessa ducha foi composto com calcário Giallo Atlantide. A base foi fabricada sob medida para esse banheiro. A superfície é antiderrapante. A faixa de revestimento junto ao rodapé é da mesma rocha, ergendo-se nas paredes acima da ducha e ao lado.

O campo de trabalho da Litho Project compreende vários tipos de projetos, indo do piso de um shopping center até o bar de um iate, incluindo também pedidos nada espetaculares de clientes comuns. O porquê da aplicação de rochas naturais nos projetos citados está no slogan que abre a página da empresa na internet: „Nós queríamos um investimento para toda vida“, diz ali um jovem casal.

Litho Project

O banheiro seguinte encontra-se em um apartamento de luxo nas ilhas Baleares, mais precisamente em Palma de Mallorca. Foi empregado ali mármore Blanco Macael, com superfície bujardada.

O normal seria ver ali uma rocha polida. Para entender a escolha do arquiteto, vejamos o terraço dessa habitação.

Dali se tem uma belíssima vista do oceano e atento a isso o arquiteto decidiu-se pelo bujardamento, deixando a superfície crua, pois uma polida emprestaria ao conjunto uma impressão artificial.

Em torno da piscina esse tratamento tem a função adicional de ser mais seguro contra escorregões.

Essa superfície não é problemática para limpezas, nos esclarece a empresa Mármoles Luis Sánchez: basta lavá-la com jato d’água. A rocha que compõe a mesa onde estão instaladas as duas pias do banheiro é selada, o piso desse interior é bujardado e também envelhecido. A Mármoles Luis Sánchez obteve os mais de 3000 m² das rochas em pedreiras próprias e também executou suas instalações no local.

Mármoles Luis Sánchez

Fundación Marca Macael

Fotos: Divulgação das empresas