www.stone-ideas.com

Arquitetura: para manter energias positivas circulando

(Agosto 2012) Improváveis revestimentos de rochas ornamentais foram empregados no restaurante Mr Chow em Miami. Esse nobre endereço gastronômico do W-Hotel em South Beach foi planejado dentro dos princípios do Feng Shui, o que significa trabalhar as placas de rochas em formatos e procedimentos incomuns. Foi utilizado calcário Crema Beida, da Espanha. O fornecimento foi da empresa Marmol Export, sediada na Florida, de onde envia rochas para clientes no mundo todo.

Resumidamente, o Feng Shui consiste em abrir caminho para energias positivas (Qi ou Chi) e assim colaborar para a harmonia das pessoas entre si e com o mundo. No restaurante Mr Chow os projetistas utilizaram-se da numerologia chinesa: os revestimentos do piso têm dimensões de 26“ x 26“, porque este número está ligado à „facilidade lucrativa“. Pelo menos é o que informa o Marble Institute of America (MIA), que agraciou o trabalho em rochas do restaurante com um dos Pinnacle Awards deste ano.

Sim, claro, 26 resulta em 8 na soma numerológica, o que na China é número de sorte por excelência. Em razão disso, não marcamos acima as dimensões em cm.

Os revestimentos nas colunas do bar medem 17“ x 17“. Além disso eles são dispostos em 3 linhas, o que ao lado do 8 também traz os números 1, 3 e 7. Eles são propícios para, respectivamente „união, crescimento e certeza“, informa a MIA.

Para os leigos em Feng Shui, aqui mais dois detalhes: da maneira como estão dispostos, os revestimentos mostram linhas ascendentes e descendentes sobre as colunas – isso deve manter as energias positivas circulando e acessíveis. Para que este fluxo não deixe o recinto, as laterais dos revestimentos são arredondadas e as colunas não têm cantos retos. Em razão disso, as pedreiras espanholas procuram obter blocos brutos o mais uniformes possível.

Mr Chow é uma rede de restaurantes de luxo posicionados em endereços nobres. A revista Vogue já disse de seu proprietário: „Michael Chow está para os restaurantes o assim como Andy Warhol para a arte e Mick Jagger para o rock’n roll“.

Marmol Export

Mr Chow

Eles são encontráveis em todos os locais tropicais da Ásia: os mini-shoppings (Shophouses) têm na frente uma loja aberta para rua, seja um restaurante ou uma oficina, atrás e acima até 6 pisos de apartamentos.

Na pequena cidade de Samutprakarn, nas proximidades de Bangkok, os arquitetos da Era Studio 2 deram unidade a essas instalações comerciais e aplicaram rochas ornamentais em seus interiores. Trata-se de uma variante nobre dos mini-shoppings em uma região mais afluente. O endereço é Sukhumvit 22. Também esse projeto foi agraciado com um dos Pinnacle-Awards da MIA.

Para conferir unidade também ótica a ambos os prédios, anteriormente separados, as escadas, corrimões, e pisos de áreas comuns foram revestidos com um calcário branco.

O tom claro da rocha reforça a luz do dia, que de cima ilumina as escadarias.

Os banheiros dos apartamentos foram compostos com dois tipos de rochas ornamentais: em alguns foi empregado também um calcário claro e em outros, por contraste, basalto escuro. Ambos têm superfície semelhante, o que assim colabora para a unidade entre os prédios.

A rocha foi fornecida pela empresa Stones and Roses, de Samutprakarn.

Stones and Roses Stones and Roses

Pinnacle Awards 2011

O Marble Institute of America (MIA) distinguiu esse projeto com um dos Pinnacle Awards. Os concorrentes são sempre empresas integrantes do MIA.

Pela 3ª vez foram concedidos os All India Stone Architectural Awards (AISAA). A cerimônia aconteceu durante o Global Stone Technology Forum (GSTF) em dezembro de 2011 em Jaipur. 72 concorrentes entre construções com alto emprego de rochas ornamentais de toda Índia inscreveram-se, num claro crescimento em relação à primeira edição, que registrou 29 inscrições.

Nesta edição foi premiado um único projeto: na categoria „fachadas“ Arun K. Bij, fundador do escritório de arquitetura Design Plus (New Delhi), recebeu o prêmio pela nova sede-central da empresa Natco em Noida. O júri elogiou especialmente o fato de o prédio mostrar como as composições com rochas ornamentais podem ser multifacetadas.

A Natco é uma das líderes em exportações de rochas ornamentais no país. Para a fachada foi escolhida uma ardósia negra em diferentes variações de polimento. A fachada foi revestida sem desperdício de material, pois as peças que a compõem tinham tamanhos distintos, informa um comunicado de imprensa. Nos pisos interiores do prédio foi aplicado granito.

Natco tem uma filial para design de produtos, chamada Odyssey. Seu showroom também está localizado nesse prédio.

Os All India Stone Architectural Awards são concedidos anualmente pelo Centre for the Development of Stones (CDOS) e cada prêmio é dotado com 100.000 Rúpias (~1750 US-$, ~1400 €).

All India Stone Architectural Awards

Natco / Odyssey

Fotos: empresas

See also: