www.stone-ideas.com

Arquitetura: Fachadas com camadas evidentes

(Novembro 2012) Os arquitetos da Speech Tchoban/Kuznetsov deram a um prédio de escritórios de seis andares em Moscou, na esquina da Leninskiy Prospekt com Ulitsa Udal’tsova, uma face inconfundível e também grande eficiência energética.

Nós nos aproximamos do prédio da avenida Leninskiy, uma via de alta velocidade, na qual o tráfego flui por várias pistas. A pouca distância notamos algo surpreendente na fachada: o revestimento com calcário apresenta uma padronagem de linhas, projetadas para frente e para trás, circundando toda a construção.

E não é só: de um lado a fachada apresenta saliências evidentes. Elas se alternam oblíquas de cima para baixo e são arredondadas. O efeito produz uma impressão difícil de se esquecer.

De muito perto nota-se mais uma particularidade: tanto os vidros quanto as superfícies de rochas foram postadas em ângulo oblíquo.

O que mal se nota é que a fachada também é dupla: a partir do 2 piso, atrás do vidro externo e oblíquo, há em cada andar um outro vidro, esse perfeitamente perpendicular. Através de uma fenda, o ar externo pode penetrar no espaço entre os vidros e ali se aquecer, contribuindo para o sistema de aquecimento das salas.

Para o meses de verão, há persianas com acionamento automático que impedirão eventuais superaquecimentos. Foi empregado um tipo especialmente transparente de vidro, de modo a diminuir a necessidade de iluminação interna. Muitas outras medidas do gênero contribuem para economia no consumo energético. Arquitetos e construtores querem obter para esse prédio um certificado de eficiência energética, algo que é novidade na Rússia.

Ainda um detalhe da fachada: no interior da construção nota-se a continuidade das linhas projetadas no lado externo. Do lado de fora elas devem, com o acúmulo de fuligem, oferecer ao prédio uma espécie de pátina, explicam os arquitetos. Eles desejam que ele „possa envelhecer com dignidade“.

Speech Tchoban/Kuznetsov

Fotos: Speech Tchoban/Kuznetsov

See also: