www.stone-ideas.com

Feiras: Kengo Kuma brinca com água e rochas

(Janeiro 2013) Um evento bastante original acontece há dois anos em Bologna, sendo que na estreia ano passado era parte da Feira Cersaie: „Bologna Water Design“ convida artistas a desenvolverem projetos em torno de elementos aquáticos. Para isso foram organizados fora da feira várias exposições, palestras e etc. Gostaríamos de explorar uma dessas atrações, a que o arquiteto japonês Kengo Kuma desenvolveu em conjunto com as empresas Il Casone, Agape, Mapei e outras, a instalação „Stonescape“ (paisagem de pedra).

À primeira vista parecia tratar-se de algumas colinas artificiais com um longo lago espraiado entre elas, exposto no imponente prédio de uma antigo hospital no centro de Bologna. As elevações foram criadas com arenito Pietra Forte Fiorentina, que a Il Casone forneceu e modelou.

Essa foto mostra como as camadas foram colocadas sobre uma estrutura interior.

Alguns visitantes que se detiveram por mais tempo na obra relataram uma estranha impressão de que a instalação tinha vida própria. A água permanecia imóvel, no entanto eles insistiam que a viam fluir. Ou mais precisamente: assim como a chuva lá fora forja a paisagem, assim também lhes pareceu que a água moldara dentro do antigo hospital aquelas colinas artificiais. No momento o processo foi interrompido – talvez em algum momento a erosão volte a agir e a remodelação das rochas continue.

Sim, essas associações são viajandonas, óbvio. Kengo Kuma em todo caso forçou os contrastes em sua instalação: no lago artificial foram depositados diferentes pias e cubas de design refinado e até uma banheira.

E assim como as colinas que as rodeavam, algumas pias e cubas de design foram criados em rochas, fabricados pela empresa Agape.

Não queremos omitir o fato de que pias, cubas e banheiras evidentemente também estão associadas à água corrente.

Kengo Kuma and Associates

Video, com curadoria da Lab Materialdesign da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Ferrara

Il Casone

Agape

Mapei

Bologna Water Design (em italiano)

Fotos: Giovanni De Sandre