(Fevereiro 2013) Ideias para Feiras: A Feira Kamien-Stone, que acontece em novembro em Poznan, na Polônia, ofereceu pela primeira vez um „Design Emergency Service“, no qual arquitetos de interiores prestaram consultoria gratuita para visitantes (consumidores). A Feira Cersaie em setembro, em Bologna, ofereceu algo semelhante sob o título „Cersaie designs your home“ (1, 2).
Substituição Tributária no ES alcança setor de rochas ornamentais.
Acontecerá no Rio de Janeiro, nos dias 13 e 14 de março, no JW Marriot Hotel, a II Conferência Internacional Latino-Americana de Mineração.
Rochas de afiar facas são tema de grandes discussões.
Em Angkor Wat no Cambodja a organização World Monument Fund conseguiu dar um grande passo para a restauração do Churning of the Sea of Milk Gallery. Durante reparos nas figuras de arenito, criadas pela união de sal e água da chuva, foi descoberto, e reativado, um sistema de drenagem para aquelas galerias. O arranjo data dos tempos do Khmer, no início do século 11.
Enormes quantidades de pó são anualmente sopradas na atmosfera pelos desertos, diluídas através do globo e voltam por fim com as chuvas para fertilizar plantações e florestas em terra firme. Um novo mecanismo da atmosfera foi descoberto por cientistas: depois desse processo, esses elementos também são responsáveis pela formação de chuva ácida. A atual expansão dos desertos pode ter consequências graves, informa o US-Journal „Proceedings of the National Academy of Sciences” (PNAS).
„Princesses of the Mediterranean“ (Princesas do Mediterrâneo) é o título da exposição que permanece até dia 10 de abril no Museum of Cycladic Art na capital grega, Atenas. Trata-se de mulheres que há muito tempo tiveram papéis importantes. São apresentados, entre outros, representações em rochas.
Uma rocha protagonizou uma importante descoberta científica em 2012, conforme revelou a revista científica Science: trata-se do meteorito Sutter’s Mill, que caiu sobre a Califórnia em abril passado. Sua composição esclarece algumas questões sobre a infância do universo. Meteorito em cima da Russia (15.02.2013).
Vídeo do Mês: nesse trabalho da Nova Zelândia é esclarecido como as placas geológicas continentais colidem e como isso ocasiona terremotos.