www.stone-ideas.com

Notas e Agenda

(Abril 2013) A Vitória Stone Fair (26 de fevereiro a 1 de março 2013) registrou mais de 24.000 visitantes de 56 países e 420 expositores. Ela é o maior evento latino-americano para a importação e exportação de blocos e placas. Em parceria com a organização da feira, aconteceu simultaneamente em Vitória um encontro da Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD). Durante a feira representantes do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) reuniram-se com empresários de rochas ornamentais para apresentar o 2º Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa do setor (1, 2).

Pequenos cubos de arenito como elementos decorativos são apresentados pela empresa espanhola Areniscas em seu site.

Um mousepad de granito é brinde publicitário da empresa norueguesa Lundhs.Um mousepad de granito é brinde publicitário da empresa norueguesa Lundhs.  

Vestígios de trabalho em pedreiras do antigo Egito são, na opinião do arqueólogo Per Storemyr, prova de que a extração de rochas maleáveis (arenito ou calcário) também se deu com picaretas e não apenas cinzéis, talhadeiras e cunhas.  

Um mamute foi encontrado em uma pedreira no estado francês de Seine-et-Marne. O esqueleto encontra-se em condições extraordinárias e está quase completo. Ele estava a 2 m de profundidade em sedimentos do que teria sido um ancestral do rio Marne há cerca de 200.000 e 50.000 anos (em francês).

Vídeo do Mês: Aquecimento Global – cientistas da Nova Zelândia analisam blocos erráticos para reconstruir os avanços e recuos dos glaciares durante diferentes períodos glaciais.