Notas e Agenda

(Maio 2013) Sobre uma misteriosa colina de pedra no lago Genezareth noticia a revista International Journal of Nautical Archaeology. Cientistas israelenses descobriram no verão de 2003 e pesquisaram atentamente uma estrutura redonda com cerca de 10 m de altura, 70 m de diâmetro e aproximadamente 60.000 t. Chama atenção o fato de que entre seus blocos de basalto escondam-se muitos peixes, informa a reportagem. Talvez a colina tenha sido colocada ali há muito tempo com o objetivo de ser um viveiro de peixes. Afinal, em toda aquela margem do lago há pequenos círculos de rochas, mantidos com o mesmo propósito.  

Crazy Paving é como se chama a pavimentação de pisos com ladrilhos totalmente irregulares. Variantes pré-fabricadas foram desenvolvidas pela empresa chinesa Hilistone.  

Uma conferência internacional sobre geoparques acontece de 4 a 7 de setembro na Itália.  

A feira Stone Expo, que até aqui acontecia bienalmente em Ghent, na Bélgica, acontecerá de novo apenas em 2016.  

O setor de rochas ornamentais finlandês exportou em 2012 materiais no valor de cerca de 80 milhões de Euros, dos quais 60% de granito e um alto percentual de pedra-sabão. Foram importados produtos de rochas no valor de 15 milhões de Euros, informa a associação nacional.

Vídeo do Mês: frequentemente o setor de rochas reclama que o transporte de sua matéria-prima é caro, ou que existem poucos contêineres. Stone Lifting poderia ser a solução: rapazes robustos empurram blocos pesados na Escócia e no Paquistão e mesmo a música nos dois lugares soa parecido (1, 2, 3).