www.stone-ideas.com

Joia em rocha ornamental: Minimalista mas feminino

Valeria Eva Rossi: „Geiko“ collection.

(Novembro 2013) „Pietraquadra“ é como Eva Rossi batizou suas joias em rocha ornamental. O nome tem um componente simbólico: formas simples como quadrado, retângulo ou círculo são suas preferidas. „Minimalista, mas feminino“, é como ela resume o conceito, com o qual se destaca claramente do que os designers de moda costumam levar às passarelas.

Valeria Eva Rossi: „Geiko“ collection.

A palavra „pietra“ entrou para a marca por razões bastante práticas: depois de algumas tentativas com o travertino doméstico, ela aderiu totalmente aos mármores; branco da região de Carrara e Black Belgium (da Bélgica), porque na Itália esse tipo negro não existe.

Valeria Eva Rossi: „Geiko“ collection.

Valeria Eva Rossi estudou arquitetura e trabalhou por algum tempo no ramo. Já naquela época as formas simples lhe agradavam mais. Também na arquitetura ela se familiarizou com as rochas ornamentais. De volta à Itália depois de um tempo na França, ela decidiu-se pelo design de joias.

Em seus projetos ela procura deixar o material agir e oferecer-lhe mais efeitos através do beneficiamento.

Valeria Eva Rossi: „Geiko“ collection.

Os contrastes são uma espécie de fio condutor entre as suas criações, por exemplo quando ela adiciona à pedra metais nobres como prata ou trabalhosas passamanarias com cristais nas laterais. „Eu acredito que os contrastes produzem uma energia que as pessoas captam, consciente ou inconscientemente“, nos explica ela.

Valeria Eva Rossi: „Geiko“ collection.

Valeria Eva Rossi: „Geiko“ collection.

Seus projetos são realizados por artesões locais. O trabalho em rocha é realizado pelos escultores do Carrara Atelier. Eles precisam de muita sutileza para trabalhar o material, pois as peças são delgadas e além disso nada grandes: o quadrado mede 55 mm x 55 mm, o retângulo 70 mm x 35 mm, e os círculos têm um diâmetro 70 mm. Os trabalhos em prata são realizados por ourives em Florença e os fios são aplicados na forma desejada de passamanaria por artistas de Turim.

Valeria Eva Rossi: „Wedding“ collection.

Há pouco Valeria Eva Rossi apresentou sua nova coleção „Geiko“. „Geiko como Gueixa, na acepção mais nobre do termo. As linhas básicas da coleção têm a atmosfera da fina sensualidade oriental, que envolve perfeitamente o traço simples do Art Deco“, explica ela.

Pietraquadra

Fotos: Valeria Eva Rossi

Valeria Eva Rossi.(07.11.2013)