www.stone-ideas.com

Design: Casas de rochas para quadrúpedes e pássaros

(Outubro 2011) Uma „Pets Village“ („Vila para Animais Domésticos“) com casinhas de pedra foi desenvolvida pelo designer italiano Raffaello Galiotto em conjunto com a empresa

Arredo di Pietra foi apresentada na Feira AbitaMi, de Milão, em início de setembro. Trata-se de pequenas mansões para quadrúpedes ou ainda apartamentos para pássaros. E mais: tal como foram dispostos esses prédios em miniatura naquela feira, a pouca distância já se notava que de fato eles compunham a silhueta de uma pequena vila.

O tamanho das cabanas para cachorros é de 40 cm de largura, 55 cm de altura e 70 cm de comprimento. Há duas pequenas variações, internamente elas têm revestimento de madeira no piso e nas paredes laterais e de fundo, de modo a facilitar a limpeza. Na parede de fundo há buracos para ventilação e outro para o escoamento de água.

Várias possibilidades de composição foram desenvolvidas pelo designer, como telhado do tipo fábrica, escadas na entrada ou edículas (o popular puxadinho), como assessórios para o espaço básico. Portas, contudo, não há: a caverna do leão permanece aberta, por assim dizer.

Para os pássaros, as casinhas estão assentadas sobre obeliscos, chaminés ou torrezinhas. Ao lado há bebedouros e bacias de banho.

O material é travertino, da empresa Arredo di Pietra. Claro que o fornecedor e o designer pensaram na sujeira e no fedor que podem emanar desses animais. As rochas são tratadas com o sistema Redoxstone, no qual nanopartículas são injetadas em uma superfície. Aqui isso funciona com Dióxido de Titânio. Esse elemento da natureza, aplicado intensivamente na indústria, atua de modo a desprender as partículas de sujeira a partir da incidência de luz solar, depois basta lavar com água para eliminar o problema. As nanopartículas também previnem a formação de colônias de micro-organismos. Além disso, elas também podem retirar odores do ar. O processo foi desenvolvido pela empresa italiana Labor Infinity TiO2 Lab.

O quanto os animais de fato vão gostar dessas casinhas ainda é assunto pra se verificar na prática. Mas caso eles se sintam à vontade nelas, então já se desenha um conflito familiar em potencial: as crianças adoraram brincar com o „Pets Village“.

Au au.

Arredo di Pietra

Raffaello Galiotto

Infinity TiO2 Lab

Fotos: Raffaello Galiotto