www.stone-ideas.com

Design: Sempre novas surpresas

(Fevereiro 2012) „Quality – Creativity – Technology“ é o slogan da empresa egípcia Hazem Shoukry Designs. Em feiras como por exemplo a Marmomacc, em Verona, ela apresenta a cada ano novidades surpreendentes, como o Pé em toneladas de mármore branco, ou a Cabeça de Cavalo, em mármore Golden Black, apresentada também lá em 2009.

Incomun foi também a trajetória profissional do fundador do negócio. Hazem Shoukry estudou arquitetura, contudo seus pais, ambos engenheiros, muito possivelmente despertaram nele a busca por uma assinatura pessoal e assim também por uma continuidade no processo de formação. Em razão disso, paralelamente à universidade ele ocupou-se bastante com seu hobby, a pintura.

Através de livros ele chegou à composição de vitrais, inaugurando em 1987 seu próprio atelier. Rapidamente o negócio precisou de 12 funcionários. „Minha base de arquiteto ajudou muito a desenvolver projetos de design nessa área“, recorda ele.

Naquela época, ele não tinha qualquer contato com rochas ornamentais. Contudo, em 2000 ele conheceu o material de perto e se perguntou imediatamente se não poderia aplicar ali as ideias que tinha com o vidro. Desde o início estava claro para ele que era necessário estar o mais atualizado possível com as possibilidades tecnológicas de trabalhar o material. „Por três anos economizamos espartanamente para adquirir a primeira máquina de jateamento d’água“, lembra ele.

Desde então ele se movimenta com seu time de designers em todos os campos da criação. Sua empresa busca motivos também na arquitetura árabe, como no caso dos muxarabis.

E sempre aparecem experimentos, como na combinação de rocha com madeira ou com metais nobres.

Sua clientela hoje se estende dos EUA até os países do Golfo Pérsico. Eles encomendam composições exclusivas para hotéis, clubes, mansões ou palácios, do projeto à execução.

A empresa não tem pedreira própria. Os materiais e rochas são buscados junto a fornecedores do mundo inteiro.

Que projetos Hazem Shoukry ainda gostaria de realizar? Ele descreve um deles: „Eu gostaria muito de desenvolver conceitos para casas contemporâneas nos quais materiais naturais, como granito e madeira, fossem aplicados junto com vidros e metais.“

Hazem Shoukry Designs

Fotos: Hazem Shoukry Designs / Peter Becker