www.stone-ideas.com

Design: Ideias para produtos do dia a dia em rochas ornamentais

(Julho 2012) No momento algumas empresas criativas do ramo de rochas parecem ter descoberto nessa feira de imóveis em Milão seu parque de diversões, especialmente o Fuori Salone, que se realiza em vários locais fora do recinto oficial da feira. Eles mostram lá seus mais novos projetos de produtos para o dia a dia em rochas ornamentais. Mais tarde, na Marmomacc, alguns deles farão mais uma apresentação.

Entre outros, estava representado no Fuori Salone o Up Group, da região de Carrara. Eles apresentaram projetos cujo design poderia ser descrito como clássicos em ideias contemporâneas. O objetivo era mostrar que „com mármore, qualquer forma é realizável“, conforme informava um comunicado de imprensa.

Entre os projetos atuais, foram mostradas duas luminárias para uso externo. O designer foi Michele de Lucchi, e os nomes brincavam com a semelhança entre o sobrenome do autor e a palavra luz (luce, em italiano): „Trottola de Lucchi” (Lucchi Piorra) e „Uovo de Lucchi” (Ovo de Lucchi). Ambas as peças foram feitas com mármore Bardiglio.

Contrapondo-se a estas, a empresa apresentou em design clássico de rochas dos anos 60 a „Fontana” de Achille Castiglione, em mármores White Carrara e Bardiglio Imperiale. Mais ou menos da mesma época vinha o „Panco Fortini” (Banco Fortini) de Mario Bellini, em calcário Sand Beach.

Up Group

Michele De Lucchi

A empresa Il Casone apresentou uma série de novos produtos. Uma ideia fora do comum foi o mosaico „Splash”, para banheiros, que de certo modo congelava na parede momentos de banho. Os designers vieram da Uainot, fonética da expressão inglesa „por que não”. As pias levam o nome „Drop” (Gota) e foram desenvolvidas por Roberto Semprini (rocha: Domus Bianca e Thunder Grey).

Il Casone

Uainot

Roberto Semprini

Uma espécie de parquet de rochas para exteriores foi apresentada pela Il Casone com o sistema „Decking Stone”. As peças eram de arenito Pietra Forte Fiorentina. Elas têm todas uma largura de 14,8 cm e comprimentos de 90 cm, 180 cm e até 270 cm.

As espessuras são de 4 cm e 2 cm. A aplicação pode ser tipo flutuante ou seguir o procedimento habitual, sobre base. São possíveis diferentes beneficiamentos da superfície da rocha.

Il Casone

Por fim, mais 3 ideias de produtos, dessa vez desenvolvidas pelo Studio Lievito, de Florença, apresentadas no Salone Satellite. No caso da mesa „Capocchia” (Percevejo) a superfície é de Pietra Forte Fiorentina e as pernas de aço Corten. A idéia do projeto é baseada na imagem de um prego enferrujado em um tronco de árvore.

„Araldica” (Heráldica) tem como modelos antigos brazões. Os revestimentos são de 60 cm por 60 cm e deixam-se combinar entre si em 4 variantes. O material é Pietra Forte.

O esquadro dos pedreiros foi inspiração para a base da luminária de mesa „Squadra”. Se o pé da luminária ficar perpendicular ao piso, a luz se torna indireta, se paralela ao chão, as lâmpadas LED posicionadas na régua iluminam diretamente a mesa. O material é o arenito Pietra Serena.

Il Casone

Studio Lievito

Fotos: empresas