www.stone-ideas.com

Notas e Agenda

(Setembro 2012) Uma forma incomum de showroom tem a empresa italiana de móveis Appartamento Lago: Ela equipa apartamentos de clientes privados com seus produtos, mas o morador obriga-se a oferecer periodicamente eventos e festividades culinárias. Diferente de outros showrooms, aqui o visitante pode vivenciar e utilizar os móveis em situações reais. Um conceito semelhante foi aplicado com as Tupperware-Partys nos anos 1950 (em italiano).

Rochas ornamentais para revestimento foram um dos produtos numa missão empresarial brasileira para China. Foi organizada pela Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e fechou com negócios em torno de US$ 7,4 milhões.

Na Bahia, a produção comercializada de rochas ornamentais praticamente dobrou em três anos, informe a página web Bahia Econônica.

O Grupo Cosentino da Espanha inaugurou em septembro seu quarto showroom na América Latina em Santa Catarina. Seguinte um comunicado, terá até o fim do ano cinco representações no Brasil (Vitória, Goiânia, Santa Catarina, Belo Horizonte, Fortaleza) e um no México (México, D.F.).

Atividades vulcânicas extremas nos trópicos durante o século 13 criaram a assim chamada pequena glaciação em todo o planeta, afirma o geólogo Clifford Miller da Universidade do Colorado (Geophysical Research Letters 32). Até aqui os cientistas supunham que uma atividade solar menor havia sido responsável pelo período frio que foi de cerca de 1300 até o século 19. O poder dos vulcões de influenciar o clima mundial, pelo menos no curto prazo, já era conhecido anteriormente: após a explosão do Tambora, na Indonésia em 1815, houve pelo menos 2 anos de terrível fome no hemisfério norte.

Brindes em rochas ornamentais são oferecidos pela empresa alemã Stach 2000.

Sobre muros de pedra seca com rochas ornamentais informa a The Stone Wall Initiative.

Fotos de Calçada Portuguesa em calçamentos em praças é o que oferece Ernesto Matos em uma página na internet (1, 2)..

Stone Spray é como se chama um desenvolvimento do Institute for Advanced Architecture, nas proximidades de Barcelona. Trata-se de uma mistura de areia e um aglutinante, coordenados por computador, através de um tubo com espargidor tipo spray. Isso aumenta a resistência de uma parede ou assemelhados.

Pontas de lança da Idade da Pedra, feitas de obsidiana, foram encontradas por pesquisadores em cavernas no oeste dos EUA. Obsidiana era na época um material utilizado para feitura de facas: trata-se de um tipo de vidro que aparece quando lava vulcânica é resfriada abruptamente.

Com pavimentos de basalto polido foram revestidas as colunas que marcam o novo Visitor Centre da Giant’s Causeway da Irlanda do Norte.

Per Storemyr, arqueólogo e especialista em pedreiras da antiguidade, realizou descobertas geológicas no Cantão de Grisões, na Suíça, relacionando-as com a história. Em seu blog ele adverte para o fato de que petróglifos do Egito, datados da Idade da Pedra, correm risco de destruição (1, 2).

Para aumentar a competitividade das empresas capixabas do setor de rochas foram firmadas parcerias entre o governo do estado e o setor, informam as autoridades públicas.

Um projeto de pesquisa pela Associação Ambiental Monte Líbano (Aamol) no E.S. quer usar resíduos de rochas em argamassa para a construção civil.

Vídeo do Mês: Uma nova tese afirma que o transporte das enormes cabeças de pedra da Ilha de Páscoa, no Chile, foi feito através do mesmo modo como se arreda um móvel no solo, utilizando-se cordas. Na revista National Geographic são apresentadas novas descobertas sobre a cultura dos nativos daquela ilha (vídeo, 1).