Design: Geometria encontra Gastronomia

(Outubro 2012) „Elementare” é o título dos utensílios de cozinha. Os designers são Francesco Taviani, Laura Passalacqua e Jacopo Volpi. Em 2010 eles fundaram em Florença seu escritório, o Studio Lievito (fermento, em italiano). E com isso indicam o conceito de sua atuação: interrelacionar temas completamente distintos de modo a obter algo totalmente novo. Com „Elementare” eles objetivam reunir geometria e gastronomia.

Com Prisma é possível cortar legumes, o cubo ajuda a escamar peixes, o cilindro a sovar massa ou amaciar carne e a esfera a triturar temperos no gral.

Elementar também é o material: mármore Bianco Carrara. As peças foram produzidas pela empresa Pietre di Rapolano, também sediada em Florença.

Feitos de mármore, os utensílios tem ótima manuseabilidade e insinuam com sua forma suas aplicabilidades. Faz parte do conjunto uma tábua de madeira, em carvalho, que serve tanto como bancada para preparação de comida quanto bandeja.

Studio Lievito

Pietre di Rapolano

Fotos: Studio Lievito

Acessórios para cozinha são uma ocupação extra do lapidador de rochas austríaco Franz Reinisch, aqui por exemplo um resfriador de vinho em biocalcarenita St. Margarethen.

Sobre esta foto nossa há uma história: o prefeito de uma localidade conhecida por seus vinhedos estava de aniversário e então a administração da paróquia local encomendou de Reinisch um resfriador de vinho personalizado: entre outras coisas, devia constar ali as iniciais do aniversariante, o brasão local e um vinhedo, lembrando a vocação daquele lugar.

Para uma festa de natal em sua própria empresa, Reinisch pensou na última hora em fazer algo especial: o menu seria um grande „R” de mármore Rosa Portugallo com suporte de arenito, as indicações de quem senta onde seriam em mármore de Carrara. O desafio consistia em fazer as letras o menor possível, mas legíveis, para caberem naquelas superfícies de rocha.

Mestre lapidador Franz Reinisch (em alemão)

Fotos: Divulgação da Empresa

See also: Mencionamos outras obras do Studio Lievito ao final de uma reportagem deste ano sobre o Salone del Mobile de Milão.

 

 

 

 

 

See also: Sobre o mestre lapidador Franz Reinisch também já noticiamos anteriormente, falando de sua cozinha „Black is Back”, que foi premiada em um concurso de design austríaco.