www.stone-ideas.com

Design: Rochas são mais adequadas ao „toque, ruído e contato com o solo“

(Fevereiro 2013) Deixemos o próprio especialista relatar: „O toque, o ruído, o contato com o solo, o deslizar, tudo isso é muito melhor em granito“, afirma Adrián Otero via e-mail em resposta a nossos questionamentos. Esse espanhol desenvolveu rampas de rochas ornamentais para a prática do skate. No momento elas estão sendo instaladas no parque de diversões O Grove na costa atlântica, perto da residência de Otero, em Pontevedra.

Na metade dos trinta anos, ele reúne nesse projeto seu hobby e seu trabalho de lapidador e professor de escultura na Escola de Canteiros de Pontevedra.

Pode uma rampa de rocha ornamental concorrer em termos de custo com os materiais normalmente empregados nisso? Sim, responde Adrián Otero e justifica: o mercado para sua ideia não está naquelas bacias deitadas na terra, feitas de concreto, mas em rampas móveis, fabricadas em módulos. Essas normalmente são feitas de madeira.

A madeira contudo tem algumas desvantagens: ela não aguenta as rodas por muito tempo, e tampouco os maus humores do clima. Além disso, em um tombo a pele do skatista pode ser penetrada por farpas bastante desagradáveis. Elas também chacoalham e transmitem vibração durante as manobras do skate.

E mais ainda: em manobras como o „Pop“, a rocha responde melhor e também no „Grind“ tem suas vantagens.

Nós, que depois de tantos e-mails estamos quase íntimos da linguagem skatista, explicamos: „Pop“ descreve o momento em que o skatista salta com a tábua pro alto e „Grind“ o deslizar sobre apenas um eixo ao longo de um canteiro.

Entendido? Então voltemos às rochas ornamentais.

Os protótipos foram desenvolvidos em granito da Galícia, em uma pedreira a cerca de 40 km de Pontevedra. O material dali é ideal para essa utilização, afirma Otero: não é duro demais para o caso de uma queda, e contudo estável o suficiente para aguentar as exigências além de ter custos razoáveis de beneficiamento. Se outras rochas também são adequadas, ele não sabe dizer, será necessário testar.

Em outubro, quando o O Grove apresentar de novo sua famosa Fiesta del Marisco, o Skatepark vai experimentar seu grande teste.

Adrián Otero (Mail)

Escola de Canteiros (espanhol)

O Grove

Fingerboarders também aprovam o granito.  

Aliás: Também há skateboards que parecem ser feitos de rocha.