www.stone-ideas.com

Ouro Preto sediará II Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico em Setembro 2013

Ouro Preto, a Igreja do Carmo (centro) e o Museu da Inconfidência (esq.). Foto: Morio / Wikimedia Commons

(Setembro 2013) O GeoBRheritage – II Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico, será realizado no período de 24 a 28 de setembro de 2013 em Ouro Preto/MG. Abrigará o I Workshop Brasileiro de Patrimônio Geológico Construído. Nele a comunidade científica terá a oportunidade de discutir temas relativos ao patrimônio geológico natural, construído e mineiro segundo as vertentes da geoconservação, do ensino e da sustentabilidade e de projetos geoturísticos.

O primeiro Simpósio tinha sido realizado no Rio de Janeiro, em 2011.

O evento é realizado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com o apoio do Geopark Quadrilátero Ferrífero e o gerenciamento da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP).

Contará com a participação de pesquisadores de vários países; profissionais das áreas das geociências e ciências correlatas; membros do Ministério Público Federal e Estadual; empresas públicas e privadas; universidades, instituições, organizações atuantes na área da geologia, meio ambiente, geoconservação, geoturismo, patrimônio cultural, recursos naturais e minerais; bem como com a presença de estudantes e estudiosos.

O estado de Minas Gerais se candidatou a realizar o simpósio porquê a utilização de rochas, minerais e água como recursos é tema na sua história inteira. Ouro Preto, Mariana, Sabará, Diamantina, Serro e Minas Novas dentre tantas outras são exemplos da sociedade urbana mineira dos séculos XVIII e XIX.

São muitas as iniciativas de preservação do patrimônio histórico dessas cidades.

GeoBRheritage

Fonte: webpage

See also:

 

 

 

 

(01.09.2013)