www.stone-ideas.com

Grande mercado para rochas ornamentais em Berlim: investidores vão construir prédios residenciais de luxo

East Side Gallery: Boom da construção em Berlim.

(Outubro 2013) Berlim vive no momento um boom da construção civil. Por todo lado movimentam-se outra vez gruas e especialmente para fornecedores de rochas ornamentais as perspectivas são muito boas: o mercado para imóveis de luxo está vazio e há uma grande demanda por esses apartamentos e casas. „O mercado estagnou porque não há uma oferta adequada para satisfazer a procura“, reclamou em junho a Aliança dos Corretores de Imóveis Alemães (RDM, na sigla local), noticiou o jornal Berliner Morgenpost.

Para apartamentos de luxo, o preço é estimado em 4000 Euros por metro quadrado.

Em setembro a empresa de pesquisas de mercado Bulwiengesa noticiou previsões positivas para o setor: em Berlim estavam listados com base no dia 1º de julho projetos construtivos no valor de 21,1 bilhões de Euros, fosse em planejamento, construção ou prontos para entrega naquela data, segundo informou o Berliner Zeitung. Os pesquisadores se referem ao período de 2010 a 2017.

O interessante no caso é que por trás de parte desses valores estão investidores privados. Em 2011 o jornal Tagesspiegel informava sobre o estudo de um grupo de corretores, segundo o qual compradores de imóveis de luxo em Berlim buscavam adquirir para si mesmos uma residência para a aposentadoria ou para ser um segundo endereço. Em ambos os casos, foram atraídos pela oferta cultural da cidade e sua imagem positiva.

No artigo anteriormente mencionado do Berliner Morgenpost é mencionada por exemplo a empresa Pantera, que nas imediações da luxuosa loja de departamentos KaDeWe comprou dois prédios carcomidos do Gründerzeit (época da industrialização alemã, 1871) e gastou 30 milhões de Euros na modernização. Dali resultaram 22 apartamentos de luxo e todos foram vendidos antes da entrega da obra. „A metragem quadrada entre 4.500 e 10.500 pareceu negócio de ocasião“, escreveu o jornal.

Conquistando o mercado berlinense

Para associações nacionais do setor de rochas e conglomerados de empresas, a Stone-Ideas.com desenvolveu um projeto especial para uma participação bem-sucedida na Feira Bautec em Berlim (de 18 a 21 de fevereiro de 2014). Peter Becker (Mail).

Berliner Morgenpost (alemão)

Berliner Zeitung (alemão)

Der Tagesspiegel (alemão)

Bautec, Berlin (18 a 21 de fevereiro 2014)

(06.10.2013)