www.stone-ideas.com

„Stone“ em Poznan, „Jarmark Kamieniarski“ (Mercado Anual de Rochas) em Wroclaw

„A Escada de Gulliver“ é como o povo chama essa pedreira na cidade de Rybnik, na Silésia. Foto: Wikimedia Commons

(Janeiro 2014) Em todo mundo, as feiras de rochas ornamentais encontram-se em mudanças e buscam novos perfis. Da mais importante na Polônia, Kamien-Stone, vem a mais recente novidade neste sentido: seus principais organizadores seguirão agora caminhos diferentes, o que significa que a Polônia terá um outro evento para o setor de rochas.

  Então o Geoservice-Christi organizará outra vez em Wroclaw, no sul do país, seu próprio evento. O nome está escolhido: Jarmark Kamieniarski, que pode ser traduzido por Mercado Anual de Rochas. Já há informações sobre seu perfil, que não será o de feira no sentido tradicional, segundo nos informa Marzena Kantor, da Geoservice-Christi.

Uma particularidade será o tamanho dos estandes: eles não deverão ter áreas maiores do que 25 m² ou 30 m² e devem ter um preço correspondente acessível para locação; lapidadores serão seu público-alvo preferencial. Os organizadores querem proporcionar a estes profissionais uma oportunidade de apresentarem-se diretamente ao consumidor final.

O Jarmark Kamieniarski não quer atrair lapidadores apenas enquanto expositores, mas também como visitantes e compradores. O evento acontecerá não por acaso de 28 a 30 de março (de 2014), época em que, segundo os organizadores, as empresas começam a encomendar ferramentas e materiais.

A mostra acontecerá em um pavilhão imediatamente vizinho ao histórico Hala Stulecia (Salão Centenário), onde antigamente a feira de rochas Kamien acontecia. Ali acontecerá simultaneamente uma feira de construção.

A região em torno de Wroclaw é o centro de lapidação da Polônia e tem uma longa história no beneficiamento de rochas ornamentais. A oeste, perto dali, fica Strzegom, principal fonte de obtençao de granitos. A feira em Poznan sempre se ressentiu de que os especialistas do sul do país jamais se animaram a cobrir os meros 150 km que os separam daquela cidade industrial no centro do país. Isso também se devia a uma recorrente má ligação de transporte, que transformavam uma simples visitação à feira numa viagem de 2 dias.

Experts locais também comentam que os lapidadores preferem atmosferas mais familiares e que jamais gostaram daquela cidade industrial.

   Em Poznan o grupo MTP continuará com a „Stone“. Ela acontecerá, como de costume, em novembro, desta vez de 26 a 29. Tudo indica que seu foco se concentrará no centro e no leste da Europa. Um dos pontos fortes de Poznan enquanto local de eventos é sua acessibilidade, contando com um centro de exposições vizinho à estação central de trens.

A propósito: na Polônia há ainda outra feira de rochas, a Interkamien, que acontecerá de 11 a 13 de abril em Kielce. Ela tem perfil regional, focado no sudeste do país.

Stone, Poznań

Jarmark Kamieniarski, Wrocław

See also:

(10.01.2014)