www.stone-ideas.com

Notas e Agenda

(Janeiro 2014) Da Finlândia vem um tratamento para fachadas de rochas ornamentais com dióxido de titânio que, segundo informações do fabricante, tem novas propriedades: as superfícies se tornam autolimpantes (por exemplo contra pichações e isso sem qualquer necessidade de lavagem) e impermeáveis à água. Além disso, elas devem limpar o ar a seu redor. A empresa oferece garantia de 10 anos sobre esses efeitos. No momento está sendo desenvolvida uma rede de distribuição mundial.

O setor de rochas do Brasil aumentou suas exportações no período de janeiro a novembro de 2013 em 21,4% em valor e em 19,22% em volume, em relação ao ano anterior (1). Um Seminário sobre a utilização dos resíduos de ardósia como brita para a construção civil, cimento e cerâmic foi realizado pela AMAR-MG com a Fundação Estadual de Meio Ambiente – FEAM em novembro. (2).

A Certificação do Granito das Pedras Finas é o asunto dum contrato ente a Câmara Municipal de Ponte de Lima com a Cevalor – Centro Tecnológico para o Aproveitamento e Valorização das Rochas Ornamentais e Industriais.    

O Made in Italy em termos de rochas ornamentais tem ainda um apelo internacional bastante bom. É o que mostram as estatísticas de exportação dos primeiros 3 trimestres de 2013, publicados pela IMM Carrara. Segundo elas, o país obteve um aumento de 10% em relação aos 648 milhões de Euros do ano passado. Na média de todos os tipos de rochas e produtos, os exportadores aumentaram em +7,2% em valor e 3,2% em volume (inglês).

No Lough Boora Parklands na Irlanda está sendo criado o „The Gathering of Stones“, um muro circular que se refere aos muitos mitos da região. Descrições são encontráveis no site da  Dry Stone Wall Association of Ireland (1, 2).

Cosentino criou um novo site em várias línguas para sua nova engineered stone Dekton. Marca registrada do material são inovadoras propriedades, resumidas na expressão Ultraology. No momento são treinados vendedores de cozinhas e banheiros de Espanha e Portugal.

Lightbeton é como se chama uma inovação da Alemanha na qual placas de fibras são revestidas com uma camada de 3 mm de concreto (em alemão).

Vídeo do Mês: O templo de Preah Vihear foi premiado pelo Tribunal Internacional do Cambodja. A instalação de arenito na fronteira com a Tailândia é dedicada ao deus Shiva e tem cerca de 900 anos (1, 2, 3, 4).

(06.01.2014)