www.stone-ideas.com

Calcário da ilha Brač para duas coberturas em Viena

Coberturas em Viena com calcário „Roma”, proveniente da ilha Brač.

Ambas coberturas encontram-se no andar mais alto de dois prédios no centro de Viena. O arquiteto utilizou calcário da ilha Brač para pisos, banheiros e lareiras.

Coberturas em Viena com calcário „Roma”, proveniente da ilha Brač.

Brač é uma ilha do mar Adriático na margem oposta à Itália, junto ao litoral croata. Desde a Antiguidade Greco-Romana ela fornece calcário, e uma de suas variações é puramente branca.

Para as coberturas de Viena foi escolhida uma variante dolomita, ou seja, calcário com alta presença de dolomita. Seu nome, Roma, não advém da Itália, mas do prenome de uma das filhas do proprietário da pedreira.

Coberturas em Viena com calcário „Roma”, proveniente da ilha Brač.

Marca registrada da rocha é sua coloração quente e cremosa, que lhe confere um charme especial. Além disso, o material se destaca por uma dureza incomum e por baixa absorção de água.

Deixemos o proprietário da pedreira Brkate d.o.o. contar: „Temos uma pequena pedreira e recém começamos a extração ali. Mas posso dizer que o trabalho, apesar de pesado, vale o esforço e nos faz orgulhosos, pois só pode ser realizado por aqueles que realmente amam essa atividade.“

Coberturas em Viena com calcário „Roma”, proveniente da ilha Brač.

A colocação delas nas coberturas foi realizada pela empresa croata de cantaria Dražen Jakšić, sediada na localidade de  Nerežišća, na ilha Brač. A oficina foi fundada em 1903 e desde então está sob o comando da mesma família. Ela apresentou-se na feira Marmomacc, através de um projeto da União Europeia.

Um dos focos dos jovens proprietários está no design e nas técnicas de beneficiamento modernos. E mesmo assim eles ressaltam sempre em suas apresentações: „Não é a tecnologia que norteia a produção, mas as pessoas que trabalham com ela.“

Dražen Jakšić

Brkate d.o.o. (Mail)

Fotos: Dražen Jakšić

Coberturas em Viena com calcário „Roma”, proveniente da ilha Brač.Coberturas em Viena com calcário „Roma”, proveniente da ilha Brač.(17.02.2014)