www.stone-ideas.com

Escondendo-se de qualquer espionagem, mesmo aquelas da NSA norte-americana, com rochas ornamentais

O produto promete algo tentador: a recepção de sinal com esse aparelho é ótima em qualquer ponto do planeta, mesmo em altas montanhas ou no ponto mais remoto do oceano, e ninguém, nem mesmo os norte-americanos da NSA, pode grampear um telefone como este. O escultor suíço Horst Bohnet colocou no mercado o „iStone“. Trata-se de um celular de granito preto que tem como sobrenome „the smARTphone“.

O aparelho tem mais uma utilidade: „um crédito de tempo ilimitado“ vem embutido no preço, informa o artista. O funcionamento do aparelho é autoexplicável.

Horst Bohnet: „iStone“.

A ideia para o produto surgiu em 2013, na comunidade Buchs, no cantão de Zurique, onde ele mora, quando foi convidado a discursar no feriado nacional suíço. Bohnet nos diz que ficou inicialmente surpreso: Por que exatamente ele e o que dizer a seus vizinhos?

Como a escultura também sempre foi uma forma de comunicação, ele teve a ideia de fazer alguma coisa no campo da mídia e assim chegou ao iStone.

O que mais faz falta hoje em dia, entende Bohnet, são exatamente momentos SEM comunicação: tempo para descontração, para viver a natureza, para a tranquilidade… Nota-se: Bohnet é um partidário da desaceleração.

Não é exatamente uma ideia nova. Afinal, desde os anos 1850, com o surgimento dos trens, as distâncias foram encurtadas e a vida acelerada, fazendo com que Henry David Thoreau se refugiasse em uma chácara no estado norte-americano de Massachusetts. Seu livro „Walden. Ou a vida nos bosques“ influenciou fortemente a contracultura nos anos 1970 e também o ativismo ecológico.

O produto de Bohnet é, sem sombra de dúvida, um artigo de luxo. Não por causa da rocha utilizada ou do preço. Mas porque ele propicia a seu proprietário a possibilidade de agarrar o celular, sem com isso ter que dar informações a terceiros.

Horst Bohnet.

O sujeito com um iStone continuará assim sendo percebido como alguém moderno e contemporâneo, e ainda assim ter sua paz.

Autêntica Idade da Pedra, também tem isso.

A ironia dessa história é que Bohnet distribui seu iStone via internet. Ele custa, incluindo sua capa de feltro, 88 Francos Suíços (cerca de 72 Euros, ou 99 Dólares), mais frete.

P.S.: Um outro livro de Thoreau, „Desobediência Civil“ também proporcionou com suas reflexões importantes argumentos para resistência pacífica aos ativistas atuais.

iStone

See also:

 

 

 

 

(05.03.2014)