www.stone-ideas.com

EuroSkills desperta pouco interesse entre lapidadores

EuroSkills 2014.

A alegação de que artesãos em geral evitam palcos públicos não vale aqui. Pois os cabelereiros, por exemplo, já somam 11 países no Campeonato Europeu de Profissões (EuroSkills) em outubro na França. No setor de Culinária & Serviços, são nada menos que 17 países. E na melhor hipótese o interesse entre os lapidadores é apenas medíocre: times de apenas 7 países se inscreveram.

Os campeonatos da EuroSkills acontecem de 2 a 4 de outubro deste ano em Lille, na França. Ali jovens (limite de 25 anos) realizam complexas tarefas em suas especialidades. A competição envolve equipes de diferentes países, cada uma em sua área específica.

Os países que até agora inscreveram equipes são Áustria, Bélgica, Finlândia, França, Rússia, Eslovênia e Grã-Bretanha.

Até fim de janeiro não houve inscrições de Bulgária, Croácia, Chipre, Estônia, Alemanha, Dinamarca, Hungria, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Moldávia, Malta, Holanda, Noruega, Portugal, Eslováquia, Suécia e Suíça.

   O evento acontece a cada 2 anos e é, com razão, chamado de Campeonato Europeu das Profissões. Os jovens especialistas devem realizar tarefas que lhes são detalhadas com exatidão e registradas em um plano. Os participantes afirmam que a exigência é altíssima e o estresse bastante forte.

Além disso, também reportam que o encontro com colegas de outros países é bastante divertido e interessante. Ao todo são representados 25 países em mais de 40 profissões.

Aliás, em 2015 acontece em São Paulo a variante internacional dessa competição, a WorldSkills, em São Paulo. Nela existe uma exigência extra: cada profissão precisa ter ao menos inscrições de 12 países, do contrário a especialidade é retirada da competição.

O EuroSkills é visto entre os jovens europeus como uma boa oportunidade para se colocarem bem na disputa no Brasil.

Os contatos em cada um dos países são encontráveis no menu „Join Us“ > „Members“ aqui: http://www.worldskillseurope.org.

EuroSkills 2014, 02.-04. Oktober, Lille

Facebook

(12.03.2014)