www.stone-ideas.com

Setor de rochas da Turquia rompe a barreira de 2 bilhões de dólares em exportações

Mais uma vez o setor de rochas da Turquia alcança significativos incrementos na exportação: em 2013 foram +17,02% em valor e em volume +6,92% na comparação com o ano anterior. As cifras alcançadas foram de US$ 2,225 bilhões e 8,441  milhões de t. A fonte é o departamento de estatística da federação setorial do país IMIB (Istanbul Mineral Exporters Association).

Contudo, a grandeza por si só não revela tudo sobre a potencialidade produtiva de uma performance econômica. Muito mais significativo que puros dados produtivos de matérias-primas é o valor agregado que um país planeja alcançar a partir disso. O indicador decisivo neste ponto é a exportação de produtos acabados.

E nisto a Turquia não está nada mal. Sobretudo para os países árabes e da antiga União Soviética ela já forneceu rochas ornamentais para a decoração de numerosos grandes empreendimentos, como hotéis ou mansões de luxo.

O governo turco mesmo assim deseja alcançar mais. Pelo menos foi o que o primeiro-ministro  Erdoğan enfatizou recentemente na abertura de uma reunião de trabalho.

Para o crescimento da produção de material bruto, as condições certamente são favoráveis. O governo colocou em prática o chamado „Solution Process“ para resolver pacificamente antigos e longos conflitos com a população curda na Anatólia. Até aqui a exploração e mesmo a procura por novas jazidas sofria com a instabilidade política e inclusive com ataques de bombas. E nada menos do que 15% da produção do país vem desta região, informa um release da Anadolu Agency.

É possível até que num futuro próximo a Turquia ultrapasse a Índia na luta pela segunda colocação na lista dos maiores produtores mundiais de rochas. E tanto mais porque a federação nacional de rochas indiana informou há pouco que o ano passado deve registrar um recuo de 10% ou até 15% nas exportações. A situação no ano de 2012 pode ser vista nesta tabela.

Marble, Izmir, March 26 – 29, 2014

Natural Stone, Istanbul, June 04 – 07, 2014

See also:

 

 

 

 

(13.03.2013)