www.stone-ideas.com

Notas e Agenda

A provável maior serra de fio do mundo foi construída na França. Ela tem 8 m de altura e 8,5 m de largura, capaz de fracionar objetos com dimensões de até 3,60 m x 4,50 m. Ela tem especial aplicabilidade em usinas atômicas, onde grossas camadas de concreto precisam ser cortadas. A empresa fabricante é a francesa Fernand Ravet, conhecida por suas serras para o setor de rochas, segundo informação da revista Pierre Actual em sua edição de Janeiro 2014 (em francês).

O setor de rochas do Brasil tornou-se um dos maiores compradores de máquinas e equipamentos italianos: nos primeiros 9 meses de 2013 foram adquiridos produtos no valor de 77 milhões de Euros. Isso significou um aumento de 36,4% em relação ao ano anterior, informa a associação Confindustria Marmomacchine.    

Policiais rodoviários federais retiveram uma carreta com dois blocos de rocha ornamental no início da mês de março, ao Sul da BR-174 em Roraima. Acusações: veículo inadequado e falta de equipamentos de segurança. O dono da carreta tentou argumentar, dizendo que o empreendimento gerava muitos empregos.    

Com alabastro translúcido será revestida a fachada sul do recém formatado Musée des Beaux-Arts na cidade francesa de Nantes. Os arquitetos são do escritório Stanton William Architects.    

   „Keep-Nut“ é como foi batizado um novo sistema de fixação para rochas ornamentais ou materiais do gênero: ele baseia-se em uma âncora, que através de estruturas semelhantes a aletas  são fixadas à placa de rocha. A empresa fabricante é a italiana Specialinsert (1, Vídeo).

Uma pavimentação digna de ser vista com blocretes (blocos de cimento) foi criada para uma avenida de Caracas pelo escritório enlace arquitectura.    

Fotos, que documentam o movimento das placas tectônicas e o deslocamento de porções de terreno, foram colocadas na internet pela Nasa. Trata-se do chamado Piqiang Fault, na China.    

O Vº Global Stone Congress acontece de 22 a 25 de outubro de 2014 em Antalya, na Turquia. Contribuições, na forma de palestras, podem ser enviadas até 24 de abril.     

A impressão 3D tem novos avanços: agora artistas conseguiram imprimir um ambiente inteiro, incluindo todos detalhes de mobília, montando-os posteriormente.    

(17.03.2014)