Notas e Agenda

Na Polônia acontecem em novembro deste ano 2 feiras para rochas ornamentais: em Poznan (de 26 a 29) como de hábito a „Stone“, e também retorna a Wroclaw um evento, a „Kamień“ (de 5 a 8). Com isso o país terá neste ano 4 feiras de rochas, levando em consideração seus tamanhos, trata-se de um recorde mundial.   

Os canteiros franceses devem voltar-se mais para o mercado de tampos de cozinha, informa um artigo na revista Pierre Actual (2/2014). A empresa Spadaccini apresentou um estudo sobre isso. Em um debate, os especialistas recomendaram aos fornecedores de rochas ornamentais uma colaboração mais intensiva com centros de cozinha (em francês).

„A vida seria muito mais fácil, se pudéssemos obter álcool de pedras“, afirma William Omand, que transformou um paralelepípedo em suporte de drinks.   

   A Xiamen Stone Fair 2014 apresentou um crescimento no número de visitantes em relação ao ano anterior de aproximadamente 10%, chegando a 142.498, contudo é importante lembrar que o público leigo também tem acesso a essa feira. Na participação de visitantes estrangeiros também foi registrado crescimento (veja tabela).

O 14º Congresso Internacional de Construtures de Pedra Seca acontece de 22 a 24 de setembro de 2014 no Marrocos.   

Com o objetivo de oferecer aos profissionais brasileiros de arquitetura e urbanismo maior conhecimento técnico sobre rochas ornamentais, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) assinou protocolo de intenções com os organizadores da Vitória Stone Fair.   

Enquanto a África e a America do Sul foram um continente há milhões de unos, o Amazonas teve sua foz no l’oeste hoje a gigante planície do rio.   

O Black Country Museum é um amplo terreno de exposições situado entre Wolverhampton e Birmingham, onde nasceu o primeiro distrito industrial da Europa. Ali acontece em 28 de junho um curso de dia inteiro sobre cantaria.

Vídeo do Mês: Mosaicos em movimento. Um desenvolvimento do Media Lab do Massachusetts Institute of Technology (MIT) (1, 2).

(01.04.2014)