www.stone-ideas.com

Caixas de som em mármore ou granito para expandir a experiência arquitetônica

Architettura Sonora: „Short Cylinder“, granite.

A ideia é, levar o som à experiência arquitetônica ou paisagística. Para isso a empresa italiana Architettura Sonora constrói caixas de som do mais alto nível, e não apenas do ponto de vista técnico. O material empregado também engloba outras rochas ornamentais de alto valor e até terracota.

Architettura Sonora: „Cube“, travertine.

Com esses elementos, tirados das entranhas do planeta, tenta-se colocar algo da paisagem em uma mansão ou em um jantar em um fino restaurante, por exemplo.

O interessante no projeto destas caixas de som, que em termos técnicos poderiam sonorizar uma boate ou casa de espetáculos, é sua discrição. Em forma de simples cubos, cilindros ou esferas, sob pés de metais nobres, o olho quase não as percebe.

Architettura Sonora: „Cylinder“, granite.

Se os sons do ambiente de fato se tornam um enriquecimento sensorial ou um fator de estresse, vai depender de quem programá-los ou escutá-los no local. Porém, no que toca ao efeito visual das caixas de som, uma descrição só poderia variar entre os conceitos de natureza morta e sobriedade.

Architettura Sonora: „Sphere“, travertine.

O gênero certamente não combina com música para elevadores ou shopping centers: „Nossos designs estão intimamente ligados ao ‚Genius loci’ de cada local de aplicação, eles objetivam criar uma narrativa, contar uma história, adicionar uma dimensão ao território do qual se tornarão parte“, nos conta Claudia Stortini, representante da empresa. Para isso a Architettura Sonora trabalha com vários artistas, inclusive compositores.

Architettura Sonora: „Cube“, Zebrino marble (left); „Sphere“, Rainforest marble (right).

As rochas aplicadas são escolhidas de acordo com o som específico que a caixa deverá reproduzir usualmente, sublinha
Claudia Stortini: „Terracota, mármore, granito … são excelentes elementos condutores de som, e cada um deles tem uma qualidade específica, um soa mais quente, o outro mais claro…“

Por fim, mas não por último: rochas ornamentais garantem máxima durabilidade, mesmo para utilização em exteriores.

Architettura Sonora

Fotos: Architettura Sonora

Architettura Sonora: „Yoyo“, terracotta (left); „Yoyo“, Bianco Carrara marble (right).(11.04.2014)