A Cersaie em Bologna abre-se ainda mais para rochas ornamentais

Entrada principal da Cersaie, 2013. Foto: Bologna Fiere

A Feira Cersaie, líder mundial no campo de revestimentos cerâmicos e equipamentos para banheiros, quer abrir-se ainda mais para outros materiais. E nesse movimento estão as rochas, tanto quanto madeiras, muito embora o foco seja como sempre a aplicação em banheiros.

Até aqui a Feira, que neste ano acontece de 22 a 26 de setembro, como de hábito em Bologna (praticamente simultânea à Feira Marmomacc, na vizinha Verona), era basicamente tímida no que se refere aos materiais concorrentes da cerâmica. A razão da mudança, conforme Emilio Mussoni da federação Confindustria Ceramica, é que os distribuidores são o principal grupo de visitadores do evento e era essencial acompanhar seus movimentos: „Já há algum tempo essas companhias distribuidoras não se restringem apenas a cerâmicas, mas também aos mármores, rochas ornamentais e parquet.“

Ou dito de outro modo, as empresas não estão mais focadas em um único material, mas em todo um campo de ação: os banheiros, com tudo que os acompanha.

Na Cersaie todo ano há uma lista de espera para novos expositores. Terão eles alguma chance de entrar? Emilio Mussoni confirma que atualmente 92% da área da feira já estão contratados. Ele sublinha, contudo, que a direção da feira atua com flexibilidade: „A Cersaie sempre selecionou as companhias expositoras com base nos seus perfis e reputação internacional“.

Por isso já aconteceu no passado que empresas com produtos em rochas ornamentais participaram desta feira de cerâmica. Elas entretanto se esforçavam por conseguir um lugar entre os cerâmicos, de modo que Mussoni também promete novidades nesse ponto: „Haverá um pavilhão dedicado a empresas vindas de novas áreas“.

100.769 especialistas visitaram a Cersaie 2013. Enquanto o número de visitantes italianos caiu (-12,5%), aqueles vindos do exterior aumentaram em +4,2% (46.535). A quantidade de expositores estrangeiros (302 de 34 países) perfaz aproximadamente um terço desse total.

A programação paralela da Cersaie, voltada sobretudo para arquitetos e decoradores de interiores, é um destaque do evento. Os principais palestrantes no ano passado foram os espanhóis Rafael Moneo e García Abril. Anteriormente estiveram naquele pódium Patrizia Urquiola e Renzo Piano, entre outros.

Cersaie, Bologna, 22 a 26 de setembro 2014

Os contatos para empresas estrangeiras junto à organização da feira são Sara Zoni e Pamela Balboni (Tel: +39 051 6646000).

Entre as atrações da Cersaie está um congresso sobre arquitetura e design. Foto: Bologna Fiere
(25.04.2014)