www.stone-ideas.com

Daniel Hörning: Geometria e geologia em mosaico de rocha ornamental

Daniel Hörning: „Organic shapes in geometrical order“.

Muitas coisas na natureza têm, sem dúvida, qualidades geométricas, seja a teia de uma aranha, a pelagem de um leopardo, a colméia ou simplesmente as marcas do ressecamento no solo. Talvez o ancestral Euclídes na Alexandria do século 3 antes de Cristo tenha buscado inspiração para a formulação de suas ideias sobre a geometria a partir das padronagens existentes em seu entorno.

Daniel Hörning é apaixonado por cantaria e segue em suas ideias de design um caminho semelhante: ele agrupa ângulos irregulares de tal maneira a resultar dali uma padronagem de algum modo matemática. O material aplicado é exclusivamente rocha ornamental, o que nos permite chamar seus modelos de Mosaicos-Geo2, afinal eles fundem tanto geometria quanto geologia.

A padronagem acima tem dimensões aproximadas de 30×30 cm (12×12 polegadas) e 2,5 cm de espessura (1 polegada), com peso de aproximadamente 6 kg (cerca de 12 libras).

Cada superfície concebida por Hörnings é única e feita à mão. Com quatro peças idênticas é possível, por exemplo, revestir uma floreira cúbica. O desafio ali está em manter a sequência das linhas nos cantos entre duas peças.

Daniel Hörning: „Arizona PT344“.

O primeiro produto criado a partir desta ideia é realmente uma floreira cúbica, a „Arizona PT344“. Ela tem dimensões de  64x64x64 cm (25x25x25 polegadas). O mosaico de rochas é montado sobre uma subestrutura de fibra de vidro.

Daniel Hörning: „Arizona PT344“.

Um par destas floreiras custa 3.800 US-$, já que trata-se de um exemplar exclusivo e feito à mão. A padronagem em rocha das duas peças são inequivocamente semelhantes – e uma foi construída a partir da montagem da outra.

Daniel Hörning: „Organic shapes in geometrical order“.

E nós aproveitamos para imaginar um pouco mais adiante…

Daniel Hörning: „Organic shapes in geometrical order“.

Daniel Hörning: „Organic shapes in geometrical order“.

… e chegamos a uma tal padronagem, com a qual os mosaicos de Hörnings pudessem também ser aplicados em grandes superfícies.

Ele comenta: „Sim, é possível realizar até fachadas de aranha-ceus com o conceito do Arizona PT344. Mas é precisa algumas variações nas 43 peças para manter a fluidez do design.” O rendering seguinte mostra a ideas.

Daniel Hörning: „Arizona PT344“.

Hörning cresceu no sul da França, na região entre Rhône e os Alpes. Ali recebeu formação como canteiro e ocupou-se desde cedo com a construção de paredes compostas de rochas irregulares. Ele vive hoje na Califórnia.

Daniel Hörning

Renderings: Daniel Hörning

(27.04.2014)