The Clarifier Project: mosaico de resíduos de rochas ornamentais e cerâmica

Quem vem do condado de Boulder no estado norte-americano do Colorado e passa pela localidade singelamente chamada Hygiene, trafegando pela Ute Highway com destino a Lyons, enxerga por muito tempo do lado esquerdo um horroroso bunker de concreto. Em forma de galão, com a altura de um andar, ele ainda existe, contudo teve seu visual drasticamente modificado e agora até reúne nos fins de semana muita gente bastante animada.

Lyons, Colorado: The Clarifier Project.

Trata-se do Clarifier Project, uma comunidade que com cerâmica e rochas ornamentais transformou uma caixa d’água abandonada em atração local. Os cerca de 900 pés quadrados (aproximadamente 84 m²) da parede externa foram decorados com uma faixa de mosaico, onde estão representadas árvores, sol, céu e uma infinidade de figuras simpáticas, como pássaros.

Lyons, Colorado: The Clarifier Project.

O nome do projeto vem de uma das antigas funções do reservatório, que era tratar de água da chuva. Por um lado, esse nome quer expressar simbolicamente o que a comunidade engajada desejava produzir como o mosaico e, por outro, que tipo de efeito uma iniciativa dessas pode gerar.

Lyons, Colorado: The Clarifier Project.

Na faixa de mosaico há vários motivos ligados àquele entorno: na base em torno do reservatório está um rio, pois em Lyons encontram-se dois grandes riachos, responsáveis pela irrigação da região.

Lyons, Colorado: The Clarifier Project.

As árvores do mosaico foram criadas em arenito, que é explorado na região há cerca de 200 anos. A empresa Loukounen Bro. Stone, Inc ofereceu gratuitamente os resíduos de sua produção.

Do mesmo modo foram oferecidos pedaços quebrados de cerâmica e vidro. Paralelamente os engajados na iniciativa experimentaram o recozimento de algumas cerâmicas.

Para a composição do sol cooperaram um grupo de aposentados e outro de estudantes secundários.

Lyons, Colorado: The Clarifier Project.

Desde 2006 o Clarifier Project está ativo. Há pouco tempo uma enchente danificou seriamente o reservatório. „Esperamos terminar a superfície do mosaico em 2014“, nos escreve por e-mail Priscilla Cohan, daquela comunidade. „Depois virá uma segunda fase, onde o paisagismo será trabalhado pra refletir outra face do projeto“.

The Clarifier Project

Fotos: The Clarifier Project

See also:

 

 

 

 

(05.05.2014)