www.stone-ideas.com

Veios da madeira expostos com jateamento de areia

New Window e Lex Pott: „Diptych“. Foto: Raw Color

Tal qual algumas rochas ornamentais têm seus veios, a maioria das madeiras têm anéis de crescimento. Os veios na rocha informam sobre processos químicos de muitíssimos anos, e se espalham ao acaso. Os anéis de crescimento, por outro lado, são regulares, mesmo que tenham espessuras distintas. Eles informam sobre as condições do tempo durante a existência daquela árvore em particular.

O designer Lex Pott teve uma ideia incomum com esses anéis de crescimento, apresentada na Milano Design Week em abril, que queremos destacar, mesmo que isso não diga respeito a rochas. Ele tomou uma fina fatia de madeira de um tronco e trabalhou-a com jato de areia. Disso resultou uma padronagem em faixas, que pode dar destaque marcante a uma porta de armário, por exemplo.

New Window e Lex Pott: „Diptych“. Foto: Raw Color

A coleção batizada „Diptych“ foi desenvolvida por ele em conjunto com Woes van Haaften da plataforma online New Window. Através desta plataforma foram distribuídos até agora 9 objetos. O nome „Diptych“ se refere a dípticos, pinturas em duas peças geminadas, comuns em igrejas muito antigas.

O trabalho com esses anéis de crescimento foi orientado por um fenômeno natural do desenvolvimento das plantas: conforme o clima no verão, a árvore cria um anel mais ou menos grosso de madeira maleável, e no inverno cria outro fino, porém de madeira mais dura.

No jateamento com areia, os veios de verão são mais facilmente retirados, ao passo que os veios de inverno permanecem.

Ao jatear apenas uma parte da tábua de madeira, se obtém um efeito de veneziana, que não é apenas decorativo, mas também evocador de épocas passadas.

New Window e Lex Pott: „Diptych“. Foto: Raw Color

Outra ideia da coleção é o estojo de palitos de fósforo.

New Window e Lex Pott: „Diptych“. Foto: Raw Color

Particularmente interessante é a placa duplicada, que pode tomar a forma de um biombo. Aqui o jateamento de areia também evidenciou os nós e ramos da árvore.

Na Milano Design Week também foi apresentado um livro que descreve esse projeto em detalhes.

New Window

Lex Pott

Woes van Haaften (esq.), Lex Pott. Foto: Kathrin Zelger(07.05.2014)