www.stone-ideas.com

Notas e Agenda

Importações e Exportações da França em rochas ornamentais em 2013 são assunto da revista Pierre Actual em sua edição 3/2014. As compras cresceram 3% em valor frente ao ano anterior (em volume: + 6,2%). A performance das exportações foi negativa: -8,9% em valor e em volume -1,9%.

Latest news: Spanish marble producer Belle Blanche has made an agreement with Madrid’s Real soccer team to promote its natural stone under the brand „Piedra Blanca Real Madrid“. The stone is an „official product of Real Madrid“, as said on the webpage (1, 2).

Latest news: Applications for the Simppetra – International Stone Sculpture Symposium in Caldas da Rainha, Portugal (July, 1st until 22nd, 2014) are possible until May, 20th.

Foi apresentado em Lisboa o livro „A Rota do Mármore do Anticlinal de Estremoz”, realizada no Instituto Universitário da cidade. O livro contem um estudo que evoluiu para a criação de uma rota de turismo industrial que valorizasse o mármore enquanto recurso endógeno dos concelhos de Alandroal, Borba, Estremoz, Sousel e Vila Viçosa. O projeto teve início em regime experimental no verão de 2013. Para conhecer melhor esta atividade, o Centro de Estudos de Cultura, História, Artes e Património – CECHAP promove uma série de atividades na Rota do Mármore. Para mais detalhes: Mail ou conheça a página da Rota do Mármore no Facebook.

Foi lançado no Rio de Janeiro o livro „O Lugar da Geografia Brasileira – A Sociedade de Geografia Brasileira entre 1883 e 1945”, que é oriundo da tese orientada pela professora Lúcia Paschoal Guimarães, no Programa de Pós Graduação em História, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mais detalhes: Mail.

O número de superricos cresce no mundo todo, informa um estudo da X-Wealth e do gigante bancário UBS. É pesquisado, entre outros, em qual país vivem os bilionários.

Estátuas originais, da empresa italiana Todini Sculture.

Na França avança a construção do castelo de Guédelon. Ele será erigido com as técnicas construtivas do século 13. O material escolhido para os muros foi rochas ornamentais da região.

Lareiras exteriores em concreto ou rocha ornamental são a especialidade da AK47.

Naturalmente na Petrified Forest National Park, no estado norte-americano do Arizona, as coisas duram mais tempo, afinal ali tudo gira em torno das florestas petrificadas do tempo dos dinossauros. Depois de muita negociação, o terreno pôde ser bastante ampliado.    

Um carpete que parece um pavimento de concreto, da empresa holandesa YLDesign.

Vídeo do Mês: Quebrando rochas com martelo e cunha (1, 2).

(17.05.2014)